Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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As relações entre a oralidade e a escrita durante o processo de alfabetização de crianças
Patrícia Peluso Condé

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


Partindo-se do pressuposto de que a criança que apresenta pensamento organizado e linguagem oral bem desenvolvida está propensa a possuir um melhor desempenho no processo de aquisição da língua escrita, este estudo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância da oralidade como agente facilitador durante a fase de alfabetização na série inicial do Ensino Fundamental. Com o intuito de analisar se as práticas educativas dos professores valorizam o trabalho com a linguagem oral dos alunos durante o processo de aquisição da língua escrita, o estudo fará uso de pesquisa qualitativa para compreender como ocorre o processo de alfabetização na perspectiva dos professores e alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Anglo de Ubá, Minas Gerais. Como metodologia de pesquisa serão utilizadas entrevistas semi estruturadas assim como entrevistas narrativas, além de análise documental e observação participante durante as aulas de alfabetização. Espera-se, ao final desse trabalho, promover uma reflexão criteriosa sobre as relações que se estabelecem entre a oralidade e a escrita durante o processo de alfabetização de crianças.

 

 


Palavras-chave


oralidade, escrita, alfabetização infantil