Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Tatiana Costa Coelho, Adriana Maria Vieira Mollica, Andreza Caetano Martins, Gláucia Rosa Cardoso da Rocha, Laís Souza Vaz Rocha, Marisa Coelli Fateixa

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


A “desconfiança” inicial em relação a adoção da tecnologia nos processos educacionais está cada vez mais enfraquecida, e muitos educadores estão levando em consideração casos de sucesso em instituições que se modernizam e, mesmo timidamente, começam a dar os primeiros passos nessa direção. Além de trazer a educação para a contemporaneidade, a tecnologia pode proporcionar melhorias para o processo ensino aprendizagem, de forma que canais eficientes de comunicação, alinhados com as demandas tecnológicas atuais, possam contribuir para o ensino (COSTA, 2014). Para Dowbor (2011), o uso da tecnologia é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade para a educação. É um desafio, pois o universo de conhecimentos está sendo revolucionado tão profundamente, que os educadores deverão, obrigatoriamente, se atualizar.  Dessa maneira, percebemos que, a mudança é uma questão de sobrevivência, e a imposição não virá das autoridades, mas do crescente e insustentável descaso dos alunos, que diariamente comparam os conteúdos existentes na internet com as repetitivas apostilas da escola. O currículo escolar e o trabalho pedagógico com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) ainda esbarram em diversas resistências no cotidiano das instituições, de modo que “o grande desafio existente no processo de ensino e aprendizagem é como integrar os professores na cultura tecnológica” (BARROS, 2005, p. 65). OBJETIVO GERAL: Refletir sobre a relação existente entre o currículo e a utilização das tecnologias em sala de aula pelos professores e alunos da FAGOC. METODOLOGIA: Para o estudo em questão realizamos um estudo de caso sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas em sala de aula por professores da instituição. Além disso, fizemos uma análise a luz da bibliografia que trata do tema. Vergara (2006), classifica a pesquisa como bibliográfica, pois é desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta pedagógica tem como estrutura curricular conteúdos que procuram direcionar o aluno à realidade de fatos e a ideias atuais, colocando-o em constante contato com a prática, em permanente criação e transformação. Além disso, os currículos incentivam a formação de profissionais capacitados a atuar na compreensão e na resolução de problemas enfrentados no dia a dia profissional além de adquirir habilidades e competências necessárias para o exercício da profissão de forma ética, cidadã, consciente, proativo. Como suporte de sala de aula, os professores da instituição estudada fazem uso de ferramentas tecnológicas como podemos exemplificar, o uso da Sala de aula Invertida e os Clickers. Essa proposta promove uma oposição do aluno a um saber passivo, tornando-o mais participante do processo de ensino e aprendizagem, no qual ele desenvolve projetos e cria oportunidades para adquirir conhecimento. A metodologia de aplicação do peer instruction prevê o uso da tecnologia para alcançar os objetivos acima tratados. Os Clickers são dispositivos individuais dados aos alunos que operam por radiofrequência e permitem o cômputo instantâneo das respostas dos acadêmicos para as questões projetadas durante as aulas. Se houver baixo índice de acertos, abre-se a discussão para que o aluno dialogue com seu colega a respeito da resposta dada. Desse modo, a linguagem mais simples utilizada entre os alunos durante o debate, substitui a explicação puramente técnica do professor, permitindo que os outros colegas entendam com mais rapidez os conceitos. Podemos perceber na prática que, a utilização da metodologia acima citada, o nível de retenção de informação pelos alunos nas aulas sobe de meros 20% (apurados em aulas expositivas tradicionais) para mais de 60%, tornando a aula mais interessante e dinâmica para os alunos. Além disso, atualmente os docente tem investido também no aplicativo kahoot (https://getkahoot.com/.) Esse aplicativo foi criado com a finalidade de interação entre docentes e discentes. Esse dispositivo se destacou e foi escolhido por sua facilidade de manutenção, layout agradável, possibilidade de uso online, adaptabilidade para dispositivos móveis, presença dos relatórios dos quizzes aplicados e interatividade. O Kahoot é uma plataforma de quiz games web, onde é possível cadastrar grupos de perguntas e respostas, lançar sessões de jogos para os jogadores jogarem e convidar jogadores para estas sessões, onde o jogador poderá responder às perguntas do quiz game. A Fagoc continua inovando e traz também as plataformas digitais como a rede social do Facebook para promover o ensino aprendizagem, é o caso das lives ao vivo. O e-Learning é uma modalidade de educação a distância com suporte na internet, cujas práticas estão centradas na seleção, organização e disponibilização de recursos didáticos hipermediáticos. CONCLUSÃO: Pode-se perceber portanto que, a utilização de ferramentas tecnológicas se faz presente na instituição e se torna um dos pilares da concepção pedagógica.


Palavras-chave


Currículo, TICs, Ensino e Aprendizagem