Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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O DESEMPENHO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR E O PRÊMIO ALUNO DESTAQUE FAGOC EM 2017 1
Tatiana Costa Coelho, Adriana Maria Vieira Mollica, Andreza Caetano Martins, Gláucia Rosa da Silva Cardoso, Laís Souza Vaz Rocha, Marisa Coelli Fateixa

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


A exigência do mercado de trabalho está crescendo continuamente, em relação à qualidade dos profissionais. A competitividade requer maior preparo do profissional que terá de demonstrar as suas competências e habilidades. Existe uma relação direta entre empregabilidade, formação acadêmica e desempenho, pois quanto mais preparado o indivíduo estiver maior serão as possibilidades profissionais. As instituições de ensino superior caracterizam como entidades responsáveis pelo repasse de informações, de modo que possibilite ao aluno assimilar e aplicar esses conhecimentos. Embora o desempenho acadêmico esteja vinculado ao esforço individual, é necessário que a IES – Instituição de Ensino Superior , reflita sobre as variáveis que afetam o desenvolvimento do seu corpo discente e busque meios de melhorar a qualidade dos seus cursos. O desempenho acadêmico está relacionado ao rendimento do aluno por meio da execução de atividades acadêmicas avaliadas pela competência e resultado, nesse sentido, “a descrição do termo desempenho envolve a dimensão da ação e o rendimento é o resultado da sua avaliação, expresso na forma de notas ou conceitos obtidos pelo sujeito em determinada atividade” (Munhoz, p.37, 2004). Torna- se necessário estabelecer um critério para análise e segundo o estudo “Desafios da educação superior e desenvolvimento no Brasil”, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a qualidade do ensino tem sido, em geral, avaliada a partir de, pelo menos, três fatores: corpo docente, infra-estrutura e corpo discente. Com relação aos dois primeiros, que podem ser considerados requisitos, ou condições prévias, prevalecem as crenças de que maior titulação dos professores e melhor infra-estrutura constituem condições sine qua non para se lograr qualidade do ensino. No entanto, ainda que tais requisitos sejam necessários, não são suficientes para assegurar esse intento. Por sua vez, a avaliação do corpo discente tem sido feita mediante a aplicação de testes padronizados (Corbucci, 2007). Em dois mil e três a Fagoc instituiu o Prêmio Aluno Destaque, destinado aos alunos de todos os cursos de graduação oferecidos que obtiverem o melhor rendimento acadêmico do semestre, de acordo com o regulamento. Além do desconto de 10% nas mensalidades, o contemplado recebe ainda o Certificado de Aluno Destaque Fagoc durante solenidade realizada pela instituição e tem o propósito de elevar a motivação e a qualidade no processo de aprendizagem. Para participar do prêmio o aluno deverá ter um rendimento acadêmico igual ou superior a 85% na média de todas as disciplinas cursadas. OBJETIVO GERAL: analisar a quantidade de alunos regularmente matriculados em 2017 1, quantos tiveram média superior ao mínimo estabelecido de 85% e quantos alunos foram premiados. METODOLOGIA: segundo Vergara (2006), classifica-se, quanto aos fins, como descritivo, o qual, expõe características de determinada população e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, pois é desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. A pesquisa documental e os registros ainda podem ser classificados como primários, pois os dados foram coletados no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da Fagoc (LUDWIG, 2009).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No primeiro semestre de 2017, a Fagoc possuía mil duzentos e sessenta e sete alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação. Destes, um total de trezentos e dez alunos obtiveram média maior ou igual ao mínimo de 85%, exigido para ser Aluno Destaque. Esse número representa que 24,4% dos alunos matriculados obtiveram média para serem premiados. Para a premiação, porém, é considerado somente os alunos de cada período (por curso) que tiveram a maior média, chegando ao total de 31 alunos com o título de Aluno Destaque de 2017 1. CONCLUSÃO: Pode-se perceber portanto que, o Prêmio Aluno Destaque incentiva e motiva os alunos a se empenharem mais durante o semestre letivo e consequentemente alcançar médias melhores, obtendo valorização e reconhecimento do seu esforço.


Palavras-chave


Palavras-chave: Desempenho acadêmico, Ensino Superior, Prêmio Aluno Destaque