Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
RELACIONAMENTO FRANQUEADO-FRANQUEADOR: um estudo com franquias na cidade de Ubá
Nathália Carvalho Costa, Glasiane do Carmo Martins, Adriana Maria Vieira Molica, João Paulo Ciribeli, Vanessa Aparecida Vieira Pires

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


O sistema de franquias vem crescendo e se mostrando uma boa opção de investimento para quem deseja abrir um novo negócio. Assim, o objetivo deste artigo foi investigar e analisar os aspectos que envolvem a relação entre franqueado e franqueador, por meio de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. Aplicou-se uma entrevista não estruturada a cinco franqueados: O Boticário, Subway, Wizard, Ortobom e Cacau Show. As informações foram coletadas conforme as variáveis: treinamento, suporte, burocracia, financiamento, estoque e relacionamento. Os resultados revelaram que o treinamento e suporte recebido pelas franqueadoras foram importantes para a padronização e o gerenciamento do negócio. Não houve demora ou burocracia durante o processo de instalação, e o investimento se deu por meio de capital próprio. Observou-se também que os franqueados, em sua maioria, demonstram haver abertura para expor suas opiniões. No mais, os resultados se apresentam satisfatórios no que diz respeito ao relacionamento franqueado-franqueador.


Palavras-chave


Franquias; Franqueado; Franchising.