Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Rafaela Silva Ferreira, Jefté Moraes Souza

Última alteração: 2017-09-19

Resumo


O presente texto é um estudo de caso que propõe narrar uma experiência profissional e problematizar a necessária relação entre a Psicologia Escolar e as diferentes Políticas Públicas de Estado, enfatizando a importância da apropriação destes equipamentos por usuários e profissionais, através da práxis, para, nesta interface, produzir autonomia tanto a usuários quanto a profissionais. O relato que se segue parte da discussão das possibilidades de mediação de uma estagiária de Psicologia e de um psicólogo escolar que ao realizarem uma intervenção, baseados na matriz de pensamento histórico-cultural, em uma escola da zona rural da cidade de Ubá-MG, criaram um espaço de significação onde um aluno com necessidades especiais e sua família pudessem discutir a garantia de direitos e a produção de autonomia a partir da inserção na rede de equipamentos públicos do município e de apropriações dos mesmos.


Palavras-chave


Autonomia;PolíticasPúblicas; Psicologia Escolar.