Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
ÍNDICE GLICÊMICO E RESPOSTA GLICÊMICA DE MINGAU DE AMIDO DE MILHO COM ADIÇÃO DE AVEIA, LINHAÇA OU FIBRA SOLÚVEL ISOLADA.
Jorge de Assis Costa, Gilson Irineu Oliveira Junior, André Gustavo Vasconcelos Costa, Fernanda Cristina Esteves Oliveira, Mirian Patrícia C. P Paixão, Daniela Neves Ribeiro, Karolina Gatti, Lisse Dávila Angarita, Samuel Durán Agüero, Rita de Cássia Gonçalves Alfenas

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


Introdução: Fibras são comumente conhecidas por contribuírem na melhora do perfil glicêmico e lipídico, exercendo um efeito benéfico sobre à saúde, porém seu efeito no índice glicêmico dos alimentos ainda é controverso na literatura. Objetivo: Avaliar o efeito da adição de alimentos ricos em fibras (aveia e linhaça) e de um suplemento de fibra solúvel isolada sobre o índice glicêmico (IG) e na resposta glicêmica de um mingau de amido de milho. Metodologia: O estudo foi do tipo crossover, onde 06 indivíduos saudáveis ingeriram preparações, tendo como base um mingau de milho somado a diferentes alimentos ricos em fibras. Resultados: A preparação adicionada de linhaça resultou em menor resposta glicêmica nos tempos de 45 a 90 minutos e a preparação com adição de aveia demonstrou melhores resultados nos tempos 60 e 90 minutos. Considerações: A média da área abaixo da curva da resposta glicêmica e o IG das preparações não diferiram. Aveia e linhaça podem ser considerados alimentos com propriedades benéficas para reduzir a resposta glicêmica dos alimentos.


Palavras-chave


Índice glicémico; Resposta glicémica; Fibra alimentar; Aveia; Linhaça