Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Experiência De Estágio Em Psicologia Escolar Na APAE Do Município de Ubá-MG
RAÍSSA SOARES MACIEL, ALEXANDRE AUGUSTO MACEDO CORREA, FRANCESCA STEPHAN TAVARES

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência no Estágio Supervisionado Básico I (Psicologia Escolar) do Curso de Psicologia da FAGOC. O estágio tem a proposta de dar ao estudante uma nova experiência no campo educacional com o propósito de promover a capacidade de um olhar crítico e construtivo sob diversas situações educativas que acontecem no local de estágio. O campo de estágio foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Ubá – MG, e teve o objetivo de aproximar o discente das práticas e trabalhos dos(as) psicólogos(as) no campo da educação inclusiva. A APAE é voltada para todas as idades e atende vários públicos e com isso, durante o desenvolvimento do estágio houve contato com praticamente todas as crianças que estudam ou tem algum tipo de atendimento dentro dessa instituição citada e visitando também outros setores de atendimentos. No entanto, as atividades específicas de estágio foram realizadas no setor da Estimulação Precoce com crianças de 0 meses (zero) a 4 (quatro) anos. O corpo docente do setor da Estimulação Precoce da APAE UBÁ, conta com uma equipe interdisciplinar e é composta por: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, dentista, fonoaudiólogo e duas psicólogas. O instrumento utilizado foi a observação da instituição como um todo. Como resultados são destacados as experiências vividas com: uma criança autista, seis crianças com Síndrome de Down, oito crianças com déficit cognitivo e motor, duas crianças com microcefalia, três crianças com hidrocefalia, cinco crianças com hiperatividade, quatro crianças com paralisia infantil, cinco crianças com deficiências visuais e auditivas, uma criança com neuropatia congênita, entre outros casos e síndromes que não foram estudadas e crianças que ainda não tem o diagnóstico fechado. São várias as funções da psicóloga na APAE, dentre elas podemos citar alguns, como os de triagem e diagnóstico, análise compreensiva do funcionamento atual da pessoa, planejamento da intervenção, medida da eficácia das intervenções, psicoterapia de grupo, palestras sócio-educativas, acompanhamento psicossocial, psicoterapia individual e Ludoterapia. O trabalho realizado na APAE é de fundamental importância para a comunidade e é desenvolvida por profissionais de ótima qualidade.

 


Palavras-chave


educação; inclusiva; apae; instituição; crianças