Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
O desafio da atuação do estagiário de psicologia nas Unidades básicas de Saúde.
Maria Inês Aparecida, Jefté Souza, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-09-17

Resumo


Introdução:O presente estudo tem como ênfase atuação em estágio de psicologiano Centro Integrado do Município de Tocantins, em atuação na (triagem/acolhimento)das demandas sendo elas do paciente ou da equipe. Bem como, os desafios de escutaresse sujeito e atuação nesse contexto. Pois nos deparamos com vários questionamentosque (Figueiredo,1996,p.617),“afirma que a clínica psicológica se caracteriza não pelolocal em que se realiza - o consultório -,” mas pela qualidade da escuta e da acolhidaque se oferece ao sujeito: “a escuta e a acolhida do excluído do discurso”. Portanto,ser psicólogo clínico implica determinada postura diante do outro. Trazendo um desafio,para mim em quanto estagiária, ao atender os pacientes de vários perfis bem como,pessoas que conheço e até convivo no meu município de origem. Ressaltando que anossa postura, e posição que colocamos diante do outro, da equipe que se faz referênciaem nossa atuação nesse contexto.

Metodologia: Entender a funcionalidade nessecontexto, bem como observações e escuta das demandas trazidas, seja ela do paciente,da equipe e outras instituições.

Resultado: Ficando, a saber, que atuação do estagiáriode psicologia dentro da Unidade básica, implica um embasamento teórico, pautado naética,postura diante do outro, e os contratos estabelecidos para sua atuação.Sendo algunsdos desafios encontrados: está pautado de nosso lugar e funcionalidade na instituição ecomo as pessoas veem atuação do psicólogo nesse lugar,e sabiamente na aprendizagemem quanto prática.

Discussão:Ressaltando que escuta, as observações se faz presente atodo momento dentro da instituição,pois elas dão significado e entendimento a queixaque chega. Sabiamente a importância dos Agentes de saúde para equipe nesse contexto.Um desafio para o estagiário, pois esse é questionado e indagado o tempo todo, de suafuncionalidade e atuação.Trazendo uma ressalva de Bleger (1992) que “(…) a função dopsicólogo não deve ser basicamente a terapia e sim a saúde pública” (p. 20). Bemcomo,de pautar seu trabalho na acolhida educação e sabiamente dar significado adúvida do outro conforme diretrizes de atuação do psicólogo atenção básica desaúde.Assim sendo: Os (as) psicólogos (as) que atuam em serviços de Atenção Básicade Saúde têm, como atividades específicas, o atendimento individual, grupal, o grupooperativo, as palestras nas escolas, igrejas e espaços comunitários. Essas atividades sãodesenvolvidas nas unidades de saúde e nos espaços comunitários. (GFCRPE 2).”
(p.20).Fazendo necessário uma reflexão do trabalho de psicologia nesse contexto,diante das demandas que chegam para na triagem do: “ paciente e da equipe”. Pois essaequipe muita das vezes desconsidera sua atuação,diante da postura que esse se colocaatravés da sua atuação, enquanto prática.

Conclusão: Ficando a saber que atuaçãodentro do Centro de saúde nos convoca a refletir qual é nosso lugar enquantoestagiário, bem como se estamos preparados para atuar nesse contexto. Assim sendo:Bleger nos convoca a refletir da atuação do psicólogo nas unidades básicas que não é“de terapia e sim de educação”,trazendo um desafio para o profissional que chega edeseja trabalhar as diretrizes básicas dentro da unidade. Pois o que se observa, que oeducar, não é praticado, e sim medicar e as longas filas de espera encontrada nessecontexto,onde sabiamente o profissional, tem que se impor mostrando sua atuação,pautado nos princípios do que rege Conselho Federal de Psicologia. E mas, que isso decomo atuação do estagiário de psicologia, se faz importante trazendo um novo olhar eentendimento diante da equipe.Auxiliando os profissionais de atuação, conforme relatapsicólogos dessa Instituição,afirmando que acolhida,trabalhos de grupos e a triagemoferece lugar para aquele, que chega em sua angústia e sofrimento. Ressaltando que sefaz necessário estudos, principalmente da atuação de estagiários nas unidades básicas desaúde,e fomentar sua prática e atuação.Bem como, ter postura e ética e atuação juntoaos profissionais pois esses ainda desconhece, qual a finalidade das diretrizes básicasde Saúde, que não é de fazer “terapia e sim de educar”.


Palavras-chave


Desafio do estagiário,nas unidades de saúde.