Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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O empoderamento feminino a partir de um grupo de adolescentes
Cristina Toledo, Auxiliatrice Badaró, Ana Paula Friz Mariquito, Ivaldo Francisco Oliveira, Prisciliana Passos

Última alteração: 2017-09-16

Resumo


Considerando o adolescer como um processo de construção da identidade ao adolescente e a diversidade de transformações decorrentes deste processo, este trabalho teve como objetivo trabalhar o empoderamento feminino com um grupo de garotas em um contexto escolar. Ele é resultado de uma experiência de estágio em Psicologia Social realizado por acadêmicos do curso de Psicologia de uma faculdade particular da cidade de Ubá/MG. Seu objetivo foi salientar a valorização da mulher, contribuindo para a formação de atitudes que reflitam no desenvolvimento das adolescentes, e buscando desconstruir o estereótipo culturalmente associado a esta fase da vida como turbulenta e com dificuldades inerentes ao desenvolvimento biológico. O projeto teve como foco a valorização da mulher, evidenciando mulheres que deixaram um legado importante na história, que desafiaram o preconceito e a discriminação, que tiveram momentos emblemáticos na luta feminina pela igualdade de direitos e foram motivo de inspiração para todos e todas, como por exemplo Marie Curie, Madre Tereza de Calcutá, Joanna Dark, Rosa Parks, Maria da Penha, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Anna Freud, Melanie Klein e muitas outras que fizeram parte da história.  O projeto foi realizado em uma escola pública na cidade de Cataguases/MG, com adolescentes na faixa etária de 13 a 18 anos do sexo feminino e em horário oposto a vida acadêmica delas, com encontros semanais no primeiro semestre de 2017.. Buscando uma abordagem atual e discussões sobre diversos temas do universo das adolescentes, o projeto chamado “Papo de Garotas” contou também com a introdução de dinâmicas relacionadas com o tema e as suas complexidades.  A intervenção buscou valorizar a singularidade e refletir sobre o meio social das adolescentes, estimulando o vínculo entre elas e suas famílias e com a escola; fortalecer relações, afetividade e respeito mútuo; discutir sobre os conflitos comuns nessa faixa etária e capacitar para superação de dificuldades e desafios na escola, família e sociedade de maneira positiva. Com a promoção de dinâmicas e discussões sobre diversos temas como religião, sexualidade, bullyng, gravidez na adolescência, drogas, suicídios e muitos outros, foi possível destacar o papel da mulher na sociedade e seus desafios. A sociedade desempenha um importante papel no estabelecimento e manutenção de preconceitos, crenças e sentimentos em relação ao papel da mulher. Portanto, proporcionar trabalhos que discutam as relações de gênero e, mais especificamente, sobre a questão do feminino na contemporaneidade é um importante instrumento de trabalho do profissional de psicologia. Buscou-se questionar o modo hierarquizado no qual os papeis atribuídos ao homem e a mulher são construídos, proporcionando às adolescentes a possibilidade de desconstruir e reconstruir formas diversas de compreender seu papel na sociedade. Conclui-se que o projeto contribuiu com o conviver, fazer, participar, relacionar e principalmente Ser destas alunas, promovendo assim o empoderamento feminino e a desconstrução de estereótipos de gênero.


Palavras-chave


adolescência; empoderamento; feminino; psicologia social.