Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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FATORES MACROECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM A VENDA DE MÓVEIS NO VAREJO BRASILEIRO: análise do período de 2005 a 2016
Leonardo Parma de Lima, José Fábio Zaneli Leitão Júnior

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


O setor de varejo de mobiliário acompanhou proporcionalmente o crescimento econômico e social do Brasil entre os anos de 2005 a 2012. Porém, este mermo mercado sofre com a crise econômica instalada desde 2014, mostrando que este é sensível ás mudanças macroeconômicas. Esta pesquisa busca avaliar quais fatores macroeconômicos se correlacionam com as vendas de mobiliário no varejo brasileiro e para tanto objetiva analisar quais variáveis são estatisticamente relevantes para explicar as variações do mercado. Como método de pesquisa foram testadas séries temporais de macroeconômicas e utilizou-se testes no modelo de regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) para definição do modelo de melhor aderência e robustez estatística. Os resultados apresentaram como variáveis estatisticamente significantes ao modelo a taxa básica de juros (SELIC Over), a massa salarial nacional além do índice de confiança do consumidor. O modelo apresentou-se coerente com a literatura vigente sobre a influência macroeconômica nas vendas no varejo.


Palavras-chave


Fatores macroeconômicos; Venda; Varejo; Mercado varejista de móveis