Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Psicologia Humanista: Processos na graduação
Franklin Jefferson Moreira Elias, Romário Machado Ferreira, Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2017-09-13

Resumo


Introdução: Os diversos campos da psicologia tornam-se um desafio na formação do profissional ainda na graduação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia orientam uma formação generalista devido ao fato desta diversidade de campos e possibilidades de atuação. Dentre esses campos a área da Psicologia Humanista se torna um caminho em nossa profissão. O presente trabalho busca apresentar os conceitos principais da disciplina Teorias e sistemas psicológicos humanistas existenciais e como discentes e docente se envolveram no processo de ensino aprendizagem.

Metodologia: Trata-se de uma metodologia ativa, a qual se fundamentou em: entrevista e dinâmica. A entrevista e  a dinâmica foi realizada com os alunos do 7º do curso de psicologia em sala de aula, aplicada em duas etapas: a primeira em um questionário  respondido individualmente pelos alunos, e a segunda em uma dinâmica na qual foi proposto discutir e debater alguns pontos apresentados no questionário.

Resultados: Os resultados demonstraram que todos os alunos conseguiram assimilar a teoria da qual contém a psicologia humanista ou psicologia fenomenológica-existencial, O questionário foi composto por onze perguntas, as quais os alunos tinham que responder com base nas suas próprias concepções sobre a existência humana. A dinâmica abordou alguns conceitos como os de liberdade, sonhos, objetivos, valores e virtudes, onde os alunos deveriam um a um apresentarem o que pensavam sobre esses conceitos, tendo a docente um papel de mediadora/facilitadora do processo em desenvolvimento. Alguns discentes detiveram de certa resistência e até mesmo dificuldade para debater alguns destes conceitos, causando uma ausência de fala na hora do debate organizado pela dinâmica, provocando uma auto reflexão sobre suas concepções existenciais. Foi possível observar que todos demonstraram no processo um pouco do que haviam descrito no questionário, porém tiveram certa dificuldade em descrevê-los na linguagem oral, pois, muitas deles ainda não haviam refletido sobre aspecto do seu existir.

Discussão: Dentro deste cenário, percebe-se que os conceitos das Teorias e sistemas psicológicos humanistas existenciais apresentados em sala de aula, aliados ao entendimento da teoria dos autores Carl Rogers, Maslow, Erich Fromm contribuíram de forma significativa para o entendimento da dinâmica. As experiências em sala de aula, trouxeram uma série de contribuições para a percepção dos alunos sobre a importância da auto reflexão sobre si e sobre o outro, pois permitem conhecer sua tendência ao crescimento, e também os aspectos que podem ser melhorados tanto no nível pessoal quanto no próprio curso de graduação.

Conclusão: Portanto, afirmamos que a práxis, nesse caso a experiência existencial realizada por meio do questionário e da dinâmica proposto pela docente é de suma importância para as possíveis atuações e crescimento pessoal, pois permite ao aluno ter conhecimento sobre as bases teóricas que consolidam a abordagem humanista-existencial. No processo realizado, percebemos o processo de ensino-aprendizagem em questão permitiu que os discentes conhecessem e experimentassem as bases Teóricas da psicologia humanista ou fenomenológico-existencial em articulação sua proposta de atuação terapêutica.


Palavras-chave


Psicologia Humanista; graduação; Atuação terapêutica; Existencialismo; Fenomenologia;