Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O transporte é o maior custo logístico e um dos mais visíveis em muitos países e, no caso do Brasil, além das dimensões geográficas, a falta de infraestrutura de transportes acaba tornando este custo cada vez mais representativo no setor de logística. Segundo Borges (2001), investir em Centro de Distribuição deixou de ser uma questão operacional para se tornar uma questão estratégica, por se tratar de sua sobrevivência. Quem sair na frente vai ganhar diferencial competitivo, para conquistar o mercado, já o que ficar para trás, vai ter que correr para sobreviver. Sobressair-se nessa disputa, significa oferecer produto, marca, preço e quantidade certa, na hora em que o cliente solicitou e isso só está sendo possível, para muitas empresas, através da adoção de um centro de distribuição. Esse artigo foi elaborado, abordando aspectos atuais, sobre a utilização de centros de distribuição (CDs), para a movimentação de cargas. Ao longo do artigo, serão caracterizados diversos pontos relevantes sobre a utilização desse segmento como conceitos e funções básicas do CDs, vantagens e desvantagens em sua adoção, como se dá essa distribuição, layout entre outros.
Palavras-chave: Logística, Distribuição. Centro de Distribuição.