Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Psicologia Escolar: Problematização sobre o “Aluno Problema”
Romário Machado ferreira, Jefte Morais de Souza

Última alteração: 2017-08-30

Resumo


Introdução: Esse texto corresponde ao estágio realizado por uma parceria entre o curso de Psicologia da FAGOC e a secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ubá. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conhecimentos consolidados pela experiência no estágio curricular obrigatório. Sobre o método trata-se de uma pesquisa observacional e descritiva. As observações ocorreram no período de 54 horas na rede municipal de ensino. Os resultados demostraram que os discursos dos docentes da unidade era permeado por uma produção histórica de rotulação, utilizando do mesmo para explicar comportamentos dos alunos. Falas, como: Aluno imperativo, dislexo e aluno “problema” eram recorrentes. Discussão: Dentro deste cenário é notório que a postura do corpo docente em relação ao ensino aprendizado deve ser repensado, vontando o olhar para as potencialidades dos sujeitos, levando em conta a fase do desenvolvimento, os recursos dos alunos (financeiro, relação familiar, etc.) e a metodologia de ensino. Conclusão: De acordo com as experiência no âmbito escolar, afirmamos que o aluno considerado “problema” nada mais é do que um produto da dialética mundo-sujeito. Como exemplo, Lev Vygotsky propôe a ZDP (zona de desenvolvimento proximal) onde, o sujeito é referênciado por um terceiro, sujeito este, portador do “conhecimento”. Dentro da relação mencionada o aluno consegue aprender e desenvlver suas habilidades. Portanto, pensar em seres humanos é acreditar que nós somos seres inacabados, aprendendo sempre com o outro para construção do nosso potencial. Sendo assim, o docente e de grande importância para o desenvolvimento psiquico, emocional e social do aluno.

 


Palavras-chave


Psicologia Escolar; Aluno "problema"; Potencialidades.