Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Traços de Personalidade através da Escala de Personalidade de Comrey em alunos de psicologia
Rafaela Tolomeu Messias, Joyce Cirino da Silva, Thayná Amorim Carvalho, Izaura Aparecida dos Santos Ferreira, Gabriela Silva Donadoni, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


Introdução: A personalidade de um indivíduo pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual. Estando ainda relacionada com temperamento, envolvendo aspectos como emoção, sociabilidade, reatividade, energia e interação com o meio ambiente. O uso de instrumentos de avaliação em psicologia é parte das competências e habilidades que o aluno do curso de psicologia necessita adquirir. O objetivo dessa pesquisa foi o de avaliar os traços de personalidade através de uma escala validade, em uma amostra de alunos de psicologia. A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2017, com 76 alunos do curso de Psicologia em Ubá-MG. O instrumento utilizado foi a Escala de Personalidade de Comrey, CPS, usado para medir e explicitar as principais características da personalidade. No instrumento, são apresentados 8 escalas: T (confiança/atitude defensiva: escores altos indicam crença na honestidade, confiabilidade e boas intenções das outras pessoas, escores baixos significam o sentido inverso do significado das escalas); O (ordem/falta de compulsão: escores altos são característicos de pessoas cuidadosas, meticulosas, ordeiras e muito organizada); C (conformidade social/rebeldia: pessoas com escores altos aceitam a sociedade como ela é, ressentem-se do não conformismo de outras pessoas, procuram a aprovação da sociedade e respeitam as leis); A (atividade/falta de energia: pessoas com escores altos tem muita energia e resistência, trabalham muito e procuram padrões de excelência nas tarefas que realizam); S (estabilidade/instabilidade emocional: pessoas com escores elevados demonstram ser otimistas, tranquilas, confiantes, de humor estáveis e livres de sentimentos de depressão); E (extroversão/introversão: escores elevados são característicos de pessoas que interagem facilmente com os outros, procuram novos amigos, sentem-se à vontade com pessoas estranhas); M (masculinidade/feminilidade: pessoas com escores altos tendem a ser pessoas fortes que não se impressionam com cenas violentas, suportam vulgaridades e que não choram facilmente nem mostram muito interesse em histórias românticas e de amor, apresentam um estereótipo social de masculinidade); e escala P (empatia/egocentrismo: escores são típicos de pessoas prestativas, generosas, simpáticas e altruístas, orientam suas vidas com interesse de devoção na ajuda ao outro). Resultado: Dos 76 alunos, 26 são do sexo masculino e 50 feminino, com média de idade de 23 anos (±5). 67 solteiros e 9 casados. Somente os valores em extremos e acentuado da Escala CPS serão apresentados nesses resultados. Não houve valores para a classificação extrema/acentuada para a dimensão Confiança. Em Atitude defensiva, 5,9% apresentou valores extremos e 3,4% acentuado. Em Ordem, 0,3% extremo e não houve valores acentuados. Falta de compulsão, 9,6% extremo e 1,2% acentuados. Conformidade social, 0,3% extremo e não houve valores acentuados. Rebeldia, 6,8% extremo e 2,8% acentuado. Em Atividade não houve valores extremos/acentuados. Falta de energia, 12% extremo e 1,9% acentuado. Estabilidade emocional, não houve valores extremos/acentuados. Instabilidade emocional, 14,2% extremo e 2,8% acentuado. Extroversão, 0,3% extremo e 0,9% acentuado. Introversão, 5,9% extremo e 1,5% acentuado. Masculinidade, 0,6% extremo e 1,2% acentuado. Feminilidade, 8,6% extremo e 2,5% acentuado. Empatia, 1,9% extremo e 0,6% acentuado. Egocentrismo, 2,8% extremo e 2,5% acentuado. Comparado com pesquisa realizada pelo mesmo projeto, com amostra populacional em Ubá-MG, os maiores valores não se encontraram nas mesmas classificações das dimensões, sendo entre os alunos do curso de psicologia, foram nas classificações Elevadas, Regular e Média. Conclusão: Os objetivos de aprendizagem foram realizados tendo valores como a dimensão Estabilidade/Instabilidade emocional e Empatia/Egocentrismo para maiores análises devido as características profissionais necessárias.

Palavras-chave


Escala CPS; Personalidade; Psicologia;