Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Avaliação dos níveis de Atenção Seletiva Visual em alunos do curso de Psicologia – Ubá/MG.
Romário Machado Ferreira, Andyara Dias de Paula, Marcos Luiz Teixeira, Gilberto Rodrigues Barbosa, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


Atenção é um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processamos informações presentes em nosso ambiente específico ativamente. A Escala de Atenção Seletiva Visual – EASV, avalia a capacidade do indivíduo de selecionar estímulos visuais identificando regularidades entre o modelo apresentado e os estímulos disponíveis para seleção. O processo atencional é fundamental para o exercício profissional e principalmente para a aprendizagem. Objetivo: O principal objetivo desse estudou foi o de avaliar os níveis de Atenção Seletiva Visual em uma amostra de alunos do curso de Psicologia de uma faculdade de Ubá/MG. Metodologia: Foi aplicado o EASV – Escala de Atenção Seletiva em uma amostra de alunos do curso de psicologia, de uma faculdade do interior de Minas Gerais. Os alunos foram selecionados e após o aceite, a aplicação se deu em local e condições apropriadas. As análises estatísticas foram descritivas para idade, sexo e cálculos do EASV. Resultado: Foram avaliados 90 alunos, com média de idade de 25,4 anos ±7,46 anos, de ambos os sexos, sendo, 71 (79%) do sexo feminino e 19 (21%) do sexo masculino. Os percentis identificados foram: 4% (Percentil 10); 8% (Percentil 20); 4% (Percentil 25); 12% (Percentil 30); 2% (Percentil 40); 7% (Percentil 50); 13% (Percentil 60); 4% (Percentil 70); 17% (Percentil 75); 2% (Percentil 80) e 26% (Percentil 90); A leitura dos valores de percentil apontam que, para cada 100 indivíduos com as mesmas características (tabela de população geral), o valor indicado (ex. percentil 40), 60% da apresentariam desempenho melhor e 40% abaixo de seu desempenho. Este desempenho também é classificado pela escala como: 12% Inferior (O nível inferior representa um baixo desempenho indicando uma capacidade seletiva rebaixada, com probabilidade de déficits atencionais); 17% Médio Inferior, 22% Médio e 23% Médio Superior (os níveis médio inferior, médio e médio superior representam uma capacidade seletiva visual mediana. Contudo, enquanto o Nível Médio representa o desempenho intermediário, propriamente dito, o nível médio inferior sugere uma tendência a um baixo desempenho, enquanto o superior sugere uma tendência a um desempenho elevado); 26% Superior (a última classificação indica um desempenho bastante elevado e engloba apenas os 10% da população com maior capacidade seletiva visual, nesse caso denominada de nível superior). Em nossa amostra, os valores correspondentes ao nível superior firam acima dos valores populacionais. Além disso, a escala apresenta escores separados por níveis de distratores, ou seja, em três níveis atencionais (básica, mediana e superior). A média de desempenho (acertos) foi de 85,96% para o nível atencional básico, 54,17% para o nível atencional mediano e 13,75% para o nível atencional superior. Foi realizado dois cálculos indicativos de desempenho: a) acertos x total de itens da escala (30): nesse sentido, a média geral de desempenho foi de 58,23%; b) acertos x total de itens respondidos: a média geral de desempenho foi de  83,49%. Conclusão: Foi possível perceber que os níveis de Atenção Seletiva Visual encontram-se acima dos valores populacionais. Esses valores podem estar associados ao nível de escolaridade da amostra. Os cálculos de desempenho A e B apresentados nos resultados apontam que, em comparação com a escala total os resultados (58,23%) de desempenho estão na média mas quando avaliada a média dos itens feitos esse desempenho aumenta para 83,49% indicando que, existe uma atenção mais acertiva contudo em velocidade de processamento mais lenta na amostra pesquisada.

Palavras-chave


Atenção Seletiva Visual; Psicologia; Avaliação;