Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Avaliação dos níveis de Atenção Concentrada em uma amostra populacional da cidade de Ubá/MG.
Romário Machado Ferreira, Andyara Dias de Paula, Marcos Luiz Teixeira, Gilberto Rodrigues Barbosa, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


As técnicas da avaliação psicológica utilizadas pelos psicólogos têm, dentre suas finalidade, auxiliar na identificação de adequações psicológicas mínimas para o correto e seguro exercício das atividades diversas. Na formação do profissional de psicologia, as disciplinas de Avaliação, Psicometria e Neuropsicologia possuem possibilidades, através das metodologias ativas, de proporcionar o conhecimento prático de diversos instrumentos de avaliação. A função psicológica superior da atenção ou os processo atencional desempenha um papel muito importante na vida da pessoas, bem como no aprendizado e dessa forma, tem sido cada vez mais avaliada em diversos estudos. Objetivo: O principal objetivo desse estudou foi o de avaliar a Atenção concentrada em uma amostra populacional da cidade de Ubá/MG, de ambos os sexos e escolaridade, através do Teste AC. Os objetivos secundários foram avaliar as possíveis diferenças estatísticas ao controlar a amostra por sexo e, separadamente, por escolaridade. Metodologia: Este foi um estudo transversal, do tipo observacional, com uma amostra populacional da cidade de Ubá/MG, realizada no período de Janeiro à Março de 2017, em uma Instituição de Nível Superior. As análises estatísticas foram descritivas e teste chi-quadrado para as variáveis categóricas. Resultado: Foram avaliados 367  indivíduos com média idade de 25,8 anos e Desvio Padrão de 11,9 anos, de ambos os sexos, sendo, 152 (41%) do sexo masculino e 215 (59%) do sexo feminino. Quanto à escolaridade, 104 (28%) possuem o fundamental completo, 157 (43%) o ensino médio completo, 78 (21%) o superior incompleto/cursando e 28 (8%) o superior completo.  Em forma geral, a classificação do teste de Atenção – AC foi: 178 (49%) indivíduos na classificação Inferior, 75 (20%) indivíduos na classificação Média Inferior, 86 (23%) na Média,   20 (5%) na Média Superior e 8 (2%) Superior. Ao realizar uma análise estatística entre as variáveis categorias Sexo e Atenção, verificou-se que houve uma diferença estatística significativa (p-valor de 0,0104), sendo que, ao avaliar os escores totais masculinos e femininos, sendo 215=100% (feminino) e 152=100% (masculino), verificou-se que, na classificação Inferior 54% são do sexo feminino e 40% masculino, em média inferior 19% feminino e 22% masculino, na média 20% feminino e 29% masculino, na média superior 4% feminino e 8% masculino, na classificação superior, 3% feminino e 1% masculino.  Na análise estatística entre as variáveis categorias Escolaridade e Atenção, verificou-se que houve uma diferença estatística significativa (p-valor de 0,0123), sendo que, ao avaliar os escores totais masculinos e femininos, sendo 215=100% (feminino) e 152=100% (masculino), verificou-se que, na classificação Inferior 40% possuíam fundamental completo, 52% ensino médio, 51% cursando ensino superior e 54% com curso superior completo; na classificação média inferior 26% possuíam fundamental completo, 22% ensino médio, 14% cursando ensino superior e 7% com curso superior completo; na média 28% possuíam fundamental completo, 20% ensino médio, 21% cursando ensino superior e 32% com curso superior completo; na média superior 5% possuíam fundamental completo, 3% ensino médio, 13% cursando ensino superior e 0% com curso superior completo; na classificação superior 1% possuíam fundamental completo, 3% ensino médio, 1% cursando ensino superior e 7% com curso superior completo. Conclusão: Foi possível perceber que os níveis de Atenção Concentrada, avaliadas pelo teste AC encontram-se estatisticamente diferenciados ao estratificar a amostra por sexo e escolaridade. Além disso, 72% da amostra foi avaliada com níveis de atenção abaixo da média.

Palavras-chave


Atenção concentrada; avaliação; psicologia