Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Avaliação de traços de Personalidade em alunos de psicologia – Ubá-MG
Rafaela Tolomeu Messias, Leon Dutra Paiva, Francesca Stephan Tavares, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


Objetivo: A personalidade de um indivíduo pode ser definida como as causas subjacentes do comportamento e da experiência individual. Estando ainda relacionada com temperamento, envolvendo aspectos como emoção, sociabilidade, reatividade, energia e interação com o meio ambiente. O uso de instrumentos de avaliação em psicologia é parte das competências e habilidades que o aluno do curso de psicologia necessita adquirir. O objetivo dessa pesquisa foi o de avaliar os traços de personalidade através de uma escala validade, em uma amostra de alunos de psicologia. Metodologia: A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2017, com 76 alunos do curso de Psicologia em Ubá-MG. O instrumento utilizado foi a Escala de Personalidade de Comrey, CPS, usado para medir e explicitar as principais características da personalidade. No instrumento, são apresentados 8 escalas: T (confiança/atitude defensiva: escores altos indicam crença na honestidade, confiabilidade e boas intenções das outras pessoas, escores baixos significam o sentido inverso do significado das escalas); O (ordem/falta de compulsão: escores altos são característicos de pessoas cuidadosas, meticulosas, ordeiras e muito organizada); C (conformidade social/rebeldia: pessoas com escores altos aceitam a sociedade como ela é, ressentem-se do não conformismo de outras pessoas, procuram a aprovação da sociedade e respeitam as leis); A (atividade/falta de energia: pessoas com escores altos tem muita energia e resistência, trabalham muito e procuram padrões de excelência nas tarefas que realizam); S (estabilidade/instabilidade emocional: pessoas com escores elevados demonstram ser otimistas, tranquilas, confiantes, de humor estáveis e livres de sentimentos de depressão); E (extroversão/introversão: escores elevados são característicos de pessoas que interagem facilmente com os outros, procuram novos amigos, sentem-se à vontade com pessoas estranhas); M (masculinidade/feminilidade: pessoas com escores altos tendem a ser pessoas fortes que não se impressionam com cenas violentas, suportam vulgaridades e que não choram facilmente nem mostram muito interesse em histórias românticas e de amor, apresentam um estereótipo social de masculinidade); e escala P (empatia/egocentrismo: escores são típicos de pessoas prestativas, generosas, simpáticas e altruístas, orientam suas vidas com interesse de devoção na ajuda ao outro). Resultados: Dos 76 alunos, 26 são do sexo masculino e 50 feminino, com média de idade de 23 anos (±5). 67 solteiros e 9 casados. Somente os valores em extremos e acentuado da Escala CPS serão apresentados nesses resultados. Não houve valores para a classificação extrema/acentuada para a dimensão Confiança. Em Atitude defensiva, 5,9% apresentou valores extremos e 3,4% acentuado. Em Ordem, 0,3% extremo e não houve valores acentuados. Falta de compulsão, 9,6% extremo e 1,2% acentuados. Conformidade social, 0,3% extremo e não houve valores acentuados. Rebeldia, 6,8% extremo e 2,8% acentuado. Em Atividade não houve valores extremos/acentuados. Falta de energia, 12% extremo e 1,9% acentuado. Estabilidade emocional, não houve valores extremos/acentuados. Instabilidade emocional, 14,2% extremo e 2,8% acentuado. Extroversão, 0,3% extremo e 0,9% acentuado. Introversão, 5,9% extremo e 1,5% acentuado. Masculinidade, 0,6% extremo e 1,2% acentuado. Feminilidade, 8,6% extremo e 2,5% acentuado. Empatia, 1,9% extremo e 0,6% acentuado. Egocentrismo, 2,8% extremo e 2,5% acentuado. Comparado com pesquisa realizada pelo mesmo projeto, com amostra populacional em Ubá-MG, os maiores valores não se encontraram nas mesmas classificações das dimensões, sendo entre os alunos do curso de psicologia, foram nas classificações Elevadas, Regular e Média. Conclusão: Os objetivos de aprendizagem foram realizados tendo valores como a dimensão Estabilidade/Instabilidade emocional e Empatia/Egocentrismo para maiores análises devido as características profissionais necessárias.

Palavras-chave


Escala CPS; Personalidade; Psicologia;