Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Uso da Escala de Personalidade de Comrey em uma amostra populacional da Cidade de Ubá-MG
Rafaela Tolomeu Messias, Leon Dutra Paiva, Francesca Stephan Tavares, Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa

Última alteração: 2017-08-25

Resumo


Objetivo: Fazendo parte das Metodologias ativas, a prática em psicologia é fundamental para a aquisição de habilidades e competências na área da psicologia. Objetivamos possibilitar aos alunos do projeto a aquisição da habilidade do uso de instrumentos de avaliação em psicologia, dados estatísticos e análise de dados. Descrever os resultados gerais das dimensões avaliados pelo instrumento.

Metodologia: A pesquisa avaliou uma amostra populacional da cidade de Ubá-MG. Foi aplicado a Escala de Personalidade de Comrey, usado para medir e explicitar as principais características da personalidade. Possui oito escalas ou dimensões da personalidade. No instrumento, são apresentados os significados das escalas: T (confiança/atitude defensiva: escores altos indicam crença na honestidade, confiabilidade e boas intenções das outras pessoas, escores baixos significam o sentido inverso do significado das escalas); O (ordem/falta de compulsão: escores altos são característicos de pessoas cuidadosas, meticulosas, ordeiras e muito organizada); C (conformidade social/rebeldia: pessoas com escores altos aceitam a sociedade como ela é, ressentem-se do não conformismo de outras pessoas, procuram a aprovação da sociedade e respeitam as leis); A (atividade/falta de energia: pessoas com escores altos tem muita energia e resistência, trabalham muito e procuram padrões de excelência nas tarefas que realizam); S (estabilidade/instabilidade emocional: pessoas com escores elevados demonstram ser otimistas, tranquilas, confiantes, de humor estáveis e livres de sentimentos de depressão); E (extroversão/introversão: escores elevados são característicos de pessoas que interagem facilmente com os outros, procuram novos amigos, sentem-se à vontade com pessoas estranhas e não importam-se de aparecer publicamente); M (masculinidade/feminilidade: pessoas com escores altos tendem a ser pessoas fortes que não se impressionam com cenas violentas, suportam vulgaridades e que não choram facilmente nem mostram muito interesse em histórias românticas e de amor, apresentam um estereótipo social de masculinidade); e escala P (empatia/egocentrismo: escores são típicos de pessoas prestativas, generosas, simpáticas e altruístas, orientam suas vidas com interesse de devoção na ajuda ao outro).

Resultados: Foram avaliados 324 indivíduos, com média de idade de 29 anos (±11), sendo 65% (210) solteiros, 33% (109) casados e 2% (5) viúvos. Quanto a escolaridade, 7% (23) com fundamental completo, 51% (ensino médio completo), 23% (76) cursando ensino superior e 19% (61) com superior completo. Após cálculo das escalas, foram utilizadas para descrição da amostra a categoria de classificação. Somente os valores considerados Extremos e Acentuados foram apresentados. Escala T: Confiança (0,6% extrema e 0,3 acentuada) e Atitude defensiva (27,5% extrema e 14,8% acentuada); O: Ordem (0,9% extrema e 1,2% acentuada) e Falta de compulsão (36,1% extrema e 7,7% acentuada); C: Conformidade social (0,9% extrema e 0,9% acentuada) e Rebeldia (26,2% extrema e 11,4% acentuada); A: Atividade (0,9% extrema e 0,9% acentuada) e Falta de energia (50,9% extrema e 9,0% acentuada); S: Estabilidade emocional (0% extrema e 0,3% acentuada) e Instabilidade emocional (62% extrema e 6,8% acentuada); E: Extroversão (2,2% extrema e 3,7% acentuada) e Introversão (23,8% extrema e 9,0% acentuada); M: Masculinidade (4,3% extrema e 1,9% acentuada) e Feminilidade (44,8% extrema e 9,3% acentuada); e escala P: Empatia (7,1% extrema e 4,3% acentuada) e Egocentrismo (13,0% extrema e 9,0% acentuada).

Conclusão: Em todas as escalas os maiores valores encontram-se na classificação extrema das dimensões Atitude defensiva, Falta de compulsão, Rebeldia, Falta de energia, Introversão, Feminilidade e Egocentrismo, sendo que a classificação Instabilidade emocional apresentou o maior valor de todas as classificações e dimensões (62,3%). Os objetivos propostos foram contemplados possibilitando o campo de aprendizagem aos discentes.


Palavras-chave


Escala CPS; Personalidade; Psicologia;