Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Como o Profissional de Recursos Humanos Pode Minimizar as Reclamações Trabalhistas em um Cenário de Desemprego em Crescimento
Romário Machado Ferreira, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


Introdução: Os indicadores financeiros apontam um congelamento na economia do Brasil nos últimos anos. Com a situação financeira do país debilitada as empresas e os trabalhadores reavaliam seus orçamentos para contornarem esse cenário sem grandes danos. Para sobreviver as empresas reduzem custos, demitem funcionários, cortam investimentos em tecnologia e inovação. Com o aumento do desemprego e a falta de oportunidade de recolocação, os recém demitidos recorrem à justiça do trabalho para reivindicar direitos que até então não eram questionados. Quando a situação economia é estável o fluxo de reclamações trabalhista é mais contido, em um cenário de crise com ênfase no aumento do desemprego, os trabalhadores enxergam a reclamação trabalhista como uma salvação, uma fonte de receita para suportar as dificuldades até encontrarem uma nova oportunidade no mercado de trabalho que encontrasse mais competitivo devido a lei da oferta e procura. O profissional de recursos humanos como responsável pela gestão de pessoas nas empresas pode ser uma peça importante para desenvolver projetos para minimizar o desconforto do trabalhador que está sendo demitido, evitando assim futuros processos na justiça do trabalho. Além disso uma gestão eficiente nas rotinas de departamento de pessoal pode blindar a empresa uma vez que suas práticas estejam alinhadas a consolidação das leis trabalhistas e as convenções coletivas. O objetivo desse artigo é apresentar quais práticas podem ser realizadas pelos recursos humanos de uma empresa para reduzir as ações trabalhistas, dessa forma, blindando as instituições quanto a sentenças a favor do trabalhador em um momento onde qualquer gasto fora do planejamento pode custar a permanência do negócio. Metodologia: O tema do artigo torna-se pertinente, pois essa situação encontra-se em pauta em congressos, seminários e reuniões corporativas. A intervenção do profissional de recursos humanos frente a esse cenário de alta nas reclamações trabalhistas pode ser um trunfo das organizações para reduzir despesas trabalhistas. A população alvo do estudo foi formada por 10 profissionais que coordenam às áreas de recursos humanos de empresas da região de Ubá-MG, estes ocupam níveis e cargos diferentes em suas respectivas empresas. Para o desenvolvimento da fase de pesquisa de campo, a qual se fundamentou na aplicação de um questionário diretamente à população envolvida, utilizou-se um questionário fechado aplicado para profissionais da área de recursos humanos ou gerencia. O questionário é composto por 6 questões de múltiplas escolhas. Entre as práticas em gestão de pessoas para minimizar possíveis ações trabalhistas através da humanização do processo de desligamento podemos destacar o outplamecement.

O profissional responsável pelos recursos humanos da empresa tem um papel fundamental na gestão do clima organizacional, ou seja, na satisfação e comprometimento dos funcionários com suas funções. Além das lideranças o setor de recursos humanos da empresa deve conhecer e estudar o perfil de cada funcionário e identificar aqueles que podem gerar problemas para a empresa e traçar estratégias para evitar e reduzir situações de risco. Resultado:Após analisar e discutir os dados obtidos através da pesquisa, percebe-se que houve um aumento das reclamações trabalhistas em grande escala nos últimos anos devido ao aumento da taxa de desemprego. O que agrava esse cenário é o despreparo dos departamentos de recursos humanos em trabalhar com eficiência para reduzir os passivos trabalhistas dentro das organizações através de uma gestão eficiente. Discussão: Raramente uma empresa está preparada financeiramente para quitar mediante sentença da justiça do trabalho seus débitos com seus ex-funcionários, qualquer despesa extra pode resultar em falência nos negócios. Segundo a OIT (ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO), é de que o Brasil terá 13,6 milhões de desempregados até o fim deste ano. Mas as cicatrizes da crise econômica vão se arrastar, elevando para 13,8 milhões o número de pessoas sem trabalho no país em 2018. (REVISTA VALOR, ASSIS MOREIRA). Conclusão: Portanto, o profissional responsável pelos recursos humanos da empresa tem um papel fundamental na gestão do clima organizacional, ou seja, na satisfação e comprometimento dos funcionários com suas funções. Além das lideranças o setor de recursos humanos da empresa deve conhecer e estudar o perfil de cada funcionário e identificar aqueles que podem gerar problemas para a empresa e traçar estratégias para evitar e reduzir situações de risco.


Palavras-chave


Processo seletivo; negligência; custo; funcionários; empresas.