Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: reflexões alencadas ao ensino regular em escolas públicas estaduais
Romário Machado Ferreira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


Introdução: A inclusão escolar é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade e isso requer mudanças significativas de paradigmas no que se refere aos aspectos de inclusão do aluno com necessidades especiais sob uma nova proposta na educação brasileira. Através de indagações foram analisadas as problemáticas envoltas a profissionais frente à inclusão de alunos com necessidade educacionais especiais oriundas de vários fatores entre eles, a falta de recursos, métodos de capacitação de profissionais da área da educação para lidar com esta temática, assim como falta de conhecimentos sobre as necessidades individuais dessas crianças para proporcionar-lhes recursos  utilizando instrumentos de ensino adequados para  ações efetivas de ensino. Objetivo: Esse trabalho resulta de uma pesquisa realizada em escolas públicas estaduais de Visconde de Rio Branco, MG, cujo objetivo foi identificar as dificuldades dos professores do ensino fundamental em relação à inclusão na rede regular de ensino, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A ação pedagógica baseadas nos princípios da inclusão, segunda a Declaração de Salamanca, define que todos os alunos tem direito a aprender, independentemente de qualquer dificuldade ou deficiência, portanto, exige novas metodologias capazes de contribuir para que o aluno com deficiência possa minimizar limitações e seja valorizado por suas competências e habilidades individuais [1]. Metodologia: A pesquisa decorre do método qualitativa-descritiva, com levantamentos de dados por aplicação de questionários. No ato da entrega do instrumento fez-se uma abordagem explicativa sobre a temática e aqueles que aceitaram responder totalizou-se a amostra de 33 professores, de quatro escolas da rede estadual de ensino da cidade de Visconde do Rio Branco, MG, sendo os fatores de inclusão referidos aos docentes efetivos do 1°, 2° e 3º ano do ensino fundamental dessas escolas. A composição do instrumento da coleta de dados foi por meio de observação direta extensiva. Foram aplicados questionários contendo 16 questões objetivas e posteriormente foram analisados percentualmente seguindo os parâmetros de acordo com perguntas e respostas. A análise foi feita com base em pensamento de vários autores [2]. Resultados: Os resultados apontaram que, grande parte dos professores das escolas estaduais pesquisadas, não se encontram preparados para incluir alunos com necessidades educacionais especiais. O despreparo está relacionado ao fato dos educadores não terem formação especifica na área para consolidar com significância a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula. De acordo com as respostas dos educadores entrevistados a escola apenas integra os alunos, rompendo com a verdadeira inclusão. Conclusão: A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e buscando superar suas dificuldades frente ao processo ensino-aprendizagem realizando adaptações curriculares. Para promover um novo olhar sobre estes educandos devemos a priori tratá-los com equidade e respeito ao que lhe é peculiar, pois somos sujeitos únicos e inacabados frente a processos de construção e de mudanças constantes.


Palavras-chave


Educação inclusiva; Alunos com necessidades Educacionais Especiais; Formação de Professores.