Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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As principais despesas atribuídas a um processo seletivo ineficiente
Romário Machado Ferreira, Rafaela da Silva Ferreira, Jonathan Allyson Moreira, Ivi Pereira Monteiro, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


Introdução: Independente de seus respectivos portes e segmentos, as empresas contratam pessoas para preencherem suas posições de trabalho disponíveis, no entanto, principalmente as de pequeno e médio porte, conduzem os processos seletivos tratando-os apenas como “contratações” isoladas. O reflexo dessa prática é a condução de seleções aquém de suas necessidades. Essas organizações negligenciam tal prática devido à falta de entendimento da sua importância ou de recursos financeiros para contratar um profissional especialista. As despesas desencadeadas pelas contratações ineficientes podem variar desde altos índices de turn over e absenteísmo, até/a expressivas taxas de conflitos internos entre os colaboradores, comprometendo o desempenho da empresa.Mediante esse cenário, questionou-se como as pequenas e médias empresas de Ubá-MG conduzem seus processos seus processos seletivos. Objetivo: A pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar, através da percepção dos profissionais de recursos humanos, quais os principais custos envolvidos em uma contratação ineficiente, o impacto destes nos resultados das empresas, bem como as práticas relevantes em gestão de pessoas para minimizar este contexto. Metodologia: Para alcançar os objetivos propostos desse artigo, foi estruturada uma pesquisa de campo, que se fundamentou na aplicação de um questionário semiestruturado diretamente à população envolvida. A população alvo do estudo foi formada por sete profissionais que coordenam as áreas de recursos humanos de empresas de pequeno e médio porte da região de Ubá-MG, os quais ocupam diferentes níveis de cargos em suas respectivas empresas. O questionário foi composto por dez questões de múltiplas escolhas e uma aberta. A seleção é fundamental para o sucesso de uma empresa, é através deste processo que a mesma pode identificar talentos em potencial, sendo estes responsáveis por criar um diferencial competitivo no mercado (Gil, 2001). A ausência de instrumentos e critérios é o principal motivo que leva ao fracasso no processo de contratar a pessoa certa para o lugar certo, qualquer erro neste procedimento implica em grandes perdas financeiras (Brandenberg, 2016). Resultados: Esta pesquisa apontou de forma minuciosa quais os principais custos envolvidos diretamente em uma contratação ineficiente, entre eles podemos destacar as despesas das verbas indenizatórias e o índice de absenteísmo. Estes foram considerados em uma escala de 1 a 5, sendo 1 (um) o menor custo e 5 (cinco) o maior, como os mais onerosos, ou seja, aqueles que impactam expressivamente nos resultados financeiros da empresa. Discussão: Atualmente, o absenteísmo vem tornando-se um dos principais problemas apontados entre as empresas de pequeno e médio porte, principalmente, nos cargos operacionais. Na fabricação/prestação de seus produtos/serviços as empresas identificam a força produtiva necessária para alcançar um determinado volume de produção e, consequentemente, sua perspectiva de faturamento conforme o custo planejado de seus produtos. O excesso de faltas dos colaboradores compromete drasticamente esse cenário, reduzindo a produção da empresa, gerando retrabalho e sobrecarga de atividades.  As faltas são motivadas por inúmeros fatores e uma das formas mais eficientes para evitar e controlar esse comportamento é através de um processo seletivo assertivo e políticas de ausência bem implantadas (Marras, 2007). O alto índice de turn over é responsável por comprometer significativamente o desempenho das atividades da empresa, pois com o excesso de movimentação de contratações e demissões os funcionários sentem-se inseguros e os candidatos externos compreendem como um risco iniciarem suas carreiras em organizações com esse perfil (Barbosa, 2009). Conclusão: Ao final deste trabalho, com base nos dados obtidos, pôde-se concluir que uma gestão adequada dos processos seletivos pode ser uma solução estratégica para as empresas posicionarem de forma sustentável e competitiva no mercado, refletindo em prestação de serviço de qualidade através de um quadro de pessoal adequado às necessidades da empresa.


Palavras-chave


Processo seletivo; negligência; custo; funcionários; empresas.