Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

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Idalberto Chiavenato e suas contribuições para o sucesso das organizações
Romário Machado Ferreira, Léo Martins Sampaio

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a obra de Idalberto Chiavenato, autor que contribui de forma significativa para o sucesso das organizações. Tendo como diferencial os conceitos da moderna gestão de pessoas. Sobre o método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de finalidade básica, caracterizada por referência bibliográfica de cunho explicativo realizado através de estudos sobre a disciplina de Psicologia Organizacional do Trabalho. Apartir do resultado encontrado, podemos apresentar Idalberto Chiavenato como um teórico muito importante para a Administração e para a área da Psicologia Organizacional do trabalho. Formado em Administração, Filosofia, Pedagogia, Direito e especialização em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (USP) e City University Los Angeles, entre outras. Os principais conceitos de sua obra são: AGREGAR PESSOAS é o processo que visa à inserção de sangue novo a organização, valores, competências e habilidades. Ou o melhor aproveitamento das potencialidades internas. APLICAR PESSOAS é adequar o candidato a cultura organizacional. Apresentando-o os valores, as políticas, suas funções, o que fazer, como fazer, o desenho do cargo, entre outros. Posteriormente identificar e mensurar o desempenho humano na organização. RECOMPENSAR PESSOAS é um aspecto fundamental para reconhecer os esforços dos colaboradores. As retribuições podem ser tangíveis ou intangíveis. Sendo o primeiro, o aumento de salário, gratificação, prêmio, etc. Já os intangíveis são as potencializações, reconhecimento, elogios... Fatores que estimulam os comportamentos, fortalecendo o engajamento e o comprometimento dos colaboradores. DESENVOLVER PESSOAS é conceder os colaboradores informações e apoio suficiente para que elas aprendam novos conhecimentos, competência, idéias e desenvolvam novas habilidades, novas atitudes para ser mais eficientes no que fazem. MANTER PESSOAS segundo Idalberto Chiavenato e a retenção de talentos dentro da organização fazendo com que os mesmo vistam a “camisa da empresa” e se sintam orgulhosos de pertencê-la. O processo de manutenção de pessoas foi pensado com finalidade de manter o funcionário satisfeito, engajado e motivado com a instituição, lhe sendo asseguradas as condições dignas de trabalhos, seguranças e bem-estar psíquico, social e organizacional. Por ultimo MONITORAR PESSOAS é o processo que visa acompanhar, seguir e orientar pessoas afim de garantir que o planejamento seja executado e que os objetivos sejam acompanhados adequadamente. O PAPEL DO PROFISSIONAL de gestão de pessoas é visualizar os colaboradores como seres humanos dotados de habilidades e capacidade intelectuais, sendo este, seres ativos e provocador de decisão, empreendedor de ações, criador da inovação e agregador de valor a organização. Sendo assim o profissional de gestão de pessoas quando valoriza as pessoas; proporciona competências e, com elas, a vantagem competitiva que assegura a competitividade, sustentabilidade no negócio e uma maior prevalência da saúde financeira da organização. Após os processos apresentados, percebe-se que o profissional de Gestão de pessoas tem por um de seus objetivos promover um equilibrio entre os objetivos organizacionais e individuais.    Ter uma boa gestão de pessoas na era da informação é muito importante, devido ao melhor aproveitamento do capital humano e os resultados advindos desta boa gestão, tais como: Aumento da economia e lucros da organização, mais acessibilidade a informação, permanencia no mercado, melhoria na imagem do municipio e do própria organização frente as regiões destaques pela qualidade do serviço. Portanto, o  órgão da gestão de pessoas deve fazer com que os objetivos individuais e organizacionais sejam alcançados, funcionando sempre como uma engrenagem, ou seja, uma via de mão dupla.

Palavras-chave


Organizações, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade no Negócio.