Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol II (2017)

Tamanho da fonte: 
Lesões osteomusculares relacionadas ao trabalho em servidores do Fórum de Ubá-Minas Gerais.
Matheus Costa Cabral, Marina dos Santos Pires, Renan Liboreiro Kilesse, Maria Eduarda Gouveia

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


OBJETIVO GERAL - O objetivo do presente estudo é identificar as prováveis causas de DORTs  em servidores com, no mínimo, 5 anos de atuação no Fórum de Ubá.

MÉTODOS - Trata-se de um estudo transversal, predominantemente qualitativo, já que devem ser analisados as causas de DORTs em servidores do Fórum de Ubá com no mínimo 5 anos de atuação através de um questionário verbal aplicado aos funcionários do local. Foi realizada uma busca de artigos científicos para o embasamento teórico do tema Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A base de dados para pesquisa online foi o Scielo e a Biblioteca Virtual de Saúde e os descritores utilizados foram: Lesões osteomusculares; DORTS e estresse durante o período de trabalho. Foram encontrados 51 artigos e filtrados apenas aqueles em português e inglês, restando então 29. Dos artigos encontrados foram selecionados, os relacionados apenas aos DORTS.  A variável dependente desse estudo é a presença de distúrbios osteomusculares e as variáveis independentes são: tempo de trabalho, carga horária, presença de dores musculares ou articulares, estresse relacionado ao trabalho, presença de compulsão alimentar após jornada estressante de trabalho, horas de sono por dia, diagnóstico de depressão após ingresso no trabalho, uso de remédios controlados, atividades manuais repetitivas, idade, satisfação com o trabalho realizado e presença de ginástica laboral no local do trabalho.

RESULTADOS - As principais causas de DORTs em funcionários do Fórum de Ubá são: depressão, atividades manuais repetitivas, idade, satisfação no trabalho e a carga horária, pois a maioria dos funcionários que relataram apresentar essas variáveis independentes possuem DORTs. Além do mais, houve relação entre a insatisfação com a estrutura física do ambiente de trabalho e o estresse relacionado ao trabalho com a presença de distúrbios osteomusculares e comprometimento da integridade psicossocial desses indivíduos.

DISCUSSÃO- O auxílio-doença previdenciário é o benefício mais concedido a trabalhadores afastados por DORTs. Portanto, conhecer as principais causas de Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) permite o estabelecimento de estratégias preventivas por parte dos órgãos gestores de saúde pública e dos empregadores a fim de reduzir o número de licenças e aposentadorias por consequência do mesmo e desse modo diminuir os gastos com benefícios concedidos. Aliás, a prevenção de distúrbios dessa natureza possui melhor custo/benefício quando comparado às atividades assistenciais e indenizatórias que são aplicadas após o desenvolvimento desses distúrbios. Além do mais, pacientes com DORTs não apresentam apenas limitações físicas, mas também problemas como depressão, angústia e ansiedade. Por conseguinte, é possível notar que um ambiente de trabalho com questões ergonômicas precárias provoca danos à saúde do indivíduo que vão muito além de distúrbios osteomusculares. Fato este evidenciado pelo presente estudo ao analisar que a grande maioria dos funcionários que apresentaram distúrbios osteomusculares também apresentou comprometimento da integridade psicossocial, mostrando que condições ergonômicas adequadas são imprescindíveis para a integridade física e psicossocial desses trabalhadores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alcântara MA et al. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho: o perfil dos trabalhadores em benefício previdenciário em Diamantina (MG, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(8):3427-3436.

Baptista PCP, Merighi MAB.Revista Brasileira de  Enfermagem, Brasilia. 2011; 64(3):438-44.

Caetano VC et al. Processo saúde-doença: um estudo das 1047 representações sociais de trabalhadores com DORT. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. 2012; 22(3):1047-1062.

Filho SB, Barreto SM. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiões-dentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2001; 17(1):181-193.

 


Palavras-chave


satisfação no trabalho; trabalho; atividades repetitivas.