Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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SONA: um chatterbot sobre o jogo online League of Legends
Joas Weslei Baia, Luccas Barros Pereira

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de um chatterbot, um robô de conversação, que será desenvolvido usando a Linguagem de Marcação para Inteligência Artificial, AIML (Artificial Intelligence Markup). O objetivo desse chatterbot é auxiliar os jogadores do jogo online League of Legends a obter conhecimento sobre as diversas estratégias desse jogo. Esses softwares funcionam de forma que o chatterbot converse ou responda perguntas feitas por um ser humano, com respostas já pré-determinadas sobre o assunto em sua base de conhecimento. Essa tecnologia permite simular o trabalho de um atendente humano. O objetivo da criação de um chatterbot para um jogo online se torna atrativo, pois os games, no geral, estão constantemente crescendo em viabilidade e vendas. Assim, muitos jovens entram no “mundo dos games”, sendo necessário o conhecimento desse “mundo”. No caso, sendo League of Legends um jogo amplo e um pouco complexo no começo, um robô de conversão para a disponibilização de informações sobre o jogo torna-se necessário. League of Legends é um jogo online que congrega muitos adeptos que necessitam de informações sobre as estratégias para conquistar objetivos que possam levar o jogador a vitória. Nessa concepção, o jogador de League of Legends necessita da elaboração de estratégias consistentes, pois, é um jogo muito dinâmico, complexo e se mantem em constante mudança.