Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
Campanha de educação e sensibilização comunitária: A inserção do acadêmico de medicina na prevenção da Doença Renal Crônica.
France Araújo Coelho, Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, Rodrigo de Barros Freitas, Cristiano Andrade Quintão Coelho da Rocha, Andressa Antunes Prado de França, Renato Gomes Pereira, Filipe Moreira Andrade

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


INTRODUÇÃO: A doença renal crônica (DRC) é frequente e sua evolução clínica está associada a taxas altas de morbimortalidade, assim como a fatores de risco como Hipertensão arterial (HA), Diabetes Melittus (DM), obesidade e níveis séricos de creatinina. OBJETIVOS: Sensibilizar a comunidade quanto aos fatores de risco para a ocorrência da DRC, bem como oferecer orientações de prevenção e controle. METODOLOGIA: Realizou-se evento comunitário em praça pública a fim de inserir o acadêmico de medicina na prevenção da DRC, estes orientaram a população quanto à prevenção e controle de fatores de risco. RESULTADOS: Observou-se que os indivíduos que mais se interessaram pela aferição e identificação de fatores de risco para a patologia renal, apresentavam maiores descontroles quanto ao peso, hábitos alimentares e prática de atividade física. Deparamos com pacientes com níveis pressóricos e de glicemia elevados. A minoria relatou ter conhecimento dos fatores de risco para  DRC, bem como de ser a dosagem de creatinina sérica o indicador capaz de prever tal doença em estágios primários. CONCLUSÃO: A população estudada demonstrou carência de informações a respeito da DRC, carecendo de políticas públicas de saúde específicas para sua sensibilização quanto aos fatores de risco modificáveis e para tanto, estudos quantitativos devem ser realizados para mensurar a dimensão desta carência e os principais fatores associados. 

Palavras-Chave: Doença renal crônica, fator de risco, ação comunitária.