Última alteração: 2016-10-02
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as estratégias de ensino e recursos pedagógicos para a inclusão de um aluno com baixa visão, nas aulas de educação física do Ensino Fundamental I, na rede regular de ensino de Tocantins. A presente pesquisa desenvolveu-se sob uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa um aluno com deficiência visual e um professor de educação física, sendo estes entrevistados a partir de um roteiro pré estabelecido. Os dados obtidos foram processados no software IRAMUTEQ, optou-se pela a análise de similitude. As identificações das coocorrências entre as palavras e os indicativos de conexidade relacionaram as palavras, aluno; entender; material; participar; aula, auxiliando na identificação da estrutura do campo representacional associados à inclusão do aluno com deficiência nas aulas de educação física. Os resultados evidenciaram que existe uma centralidade do elemento aluno, representando conexões importantes, tais como aluno-entender; aluno-participar, que apontam a participação do aluno nas atividades propostas em aula. A conexidade entre os elementos aluno-aula que integra aula-deficiência e aula-escola representa a relação existente no processo de inclusão por parte do professor e da escola. Quanto à estratégia, o professor utiliza o falar e demonstrar, pois, a análise de similitude apontou a ligação entre os termos aluno-entender-demonstrar-mostrar. Já os recursos pedagógicos foram apresentados nas conexões aluno-material, não sendo detectada nenhum tipo de adaptação nos recursos utilizados pelo professor. Os resultados no geral demonstraram que o aluno com baixa visão participa das aulas de educação física, entretanto, há necessidade de possibilitar uma participação mais efetiva do aluno, empregando técnicas, métodos, estratégias e recursos pedagógicos de acordo com a necessidade apresentada pelo aluno, a fim de, inclui-lo em todas atividades.
Palavras-chave: Inclusão; Deficiência Visual; Educação Física.