Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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MANIFESTOS À LUZ DA ÉTICA E BIOÉTICA: enlace aos direitos humanos na formação dos discentes em Psicologia na FAGOC
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Alexandre Augusto Macedo Correa, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Francesca Stephan

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


O objetivo geral deste ensaio implica em mensurar a significância dos manifestos, sob bases na Disciplina Ética e Bioética, no estabelecimento de vínculo interativo entre fundamentações teóricas e práticas exteriorizadas por ações conjuntas aos direitos humanos, visando a priori a formação ética dos alunos do Curso de Psicologia da FAGOC. Quanto à metodologia, categoriza-se por pesquisa bibliográfica, como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de processos reflexivos preponderantes na formação de senso crítico dos estudantes. Consiste ainda em investigação exploratória, descritiva e qualitativa, tendo como objeto a produção de pensamentos críticos aportados por manifestos, aliados a contribuições dos conteúdos de ética e bioética junto aos direitos humanos, buscando oportunizar pela junção teórica e prática a plena formação dos discentes do curso de Psicologia. Como coleta de dados foram realizadas entrevistas com os estudantes que estão estruturando os Manifestos. Os resultados diante do exposto pelos alunos mostraram a significância dos manifestos em firmar ações concretas embasadas nos conceitos de Ética e Bioética. A base compreensiva na informação acurada, exteriorizada pelos discentes entrevistados, averbou maior estabelecimento de estratégias e condutas diante dos dilemas éticos e bioéticos durante a formação profissional problematizada, explorada e principalmente mediada a possíveis soluções sob reflexões desencadeadas pelos manifestos na construção de um pensamento crítico. Considera-se, portanto neste estudo, os manifestos no seu envolto a práxis serem contribuintes para a formação profissional e especialmente humana, consolidados à formulação de um projeto pedagógico que redireciona o ensino dos conteúdos para além do que se encontra sistematicamente, apenas, no enfoque deontológico, centrado em discussões conceituais. A corroboração teórico-prática apresenta-se, portanto, em suma importância, serem pilares para um ensino transversal, por meio de estratégias ativas que incentivem a reflexão, consequentemente, a formação do senso crítico cidadão.

Palavras-chave:

Formação de discentes em Psicologia; Ética; Bioética; Direitos Humanos; FAGOC.

O objetivo geral deste ensaio implica em mensurar a significância dos manifestos, sob bases na Disciplina Ética e Bioética, no estabelecimento de vínculo interativo entre fundamentações teóricas e práticas exteriorizadas por ações conjuntas aos direitos humanos, visando a priori a formação ética dos alunos do Curso de Psicologia da FAGOC. Quanto à metodologia, categoriza-se por pesquisa bibliográfica, como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de processos reflexivos preponderantes na formação de senso crítico dos estudantes. Consiste ainda em investigação exploratória, descritiva e qualitativa, tendo como objeto a produção de pensamentos críticos aportados por manifestos, aliados a contribuições dos conteúdos de ética e bioética junto aos direitos humanos, buscando oportunizar pela junção teórica e prática a plena formação dos discentes do curso de Psicologia. Como coleta de dados foram realizadas entrevistas com os estudantes que estão estruturando os Manifestos. Os resultados diante do exposto pelos alunos mostraram a significância dos manifestos em firmar ações concretas embasadas nos conceitos de Ética e Bioética. A base compreensiva na informação acurada, exteriorizada pelos discentes entrevistados, averbou maior estabelecimento de estratégias e condutas diante dos dilemas éticos e bioéticos durante a formação profissional problematizada, explorada e principalmente mediada a possíveis soluções sob reflexões desencadeadas pelos manifestos na construção de um pensamento crítico. Considera-se, portanto neste estudo, os manifestos no seu envolto a práxis serem contribuintes para a formação profissional e especialmente humana, consolidados à formulação de um projeto pedagógico que redireciona o ensino dos conteúdos para além do que se encontra sistematicamente, apenas, no enfoque deontológico, centrado em discussões conceituais. A corroboração teórico-prática apresenta-se, portanto, em suma importância, serem pilares para um ensino transversal, por meio de estratégias ativas que incentivem a reflexão, consequentemente, a formação do senso crítico cidadão.

Palavras-chave: Formação de discentes em Psicologia; Ética; Bioética; Direitos Humanos; FAGOC.

 

O objetivo geral deste ensaio implica em mensurar a significância dos manifestos, sob bases na Disciplina Ética e Bioética, no estabelecimento de vínculo interativo entre fundamentações teóricas e práticas exteriorizadas por ações conjuntas aos direitos humanos, visando a priori a formação ética dos alunos do Curso de Psicologia da FAGOC. Quanto à metodologia, categoriza-se por pesquisa bibliográfica, como um dos fatores determinantes para o desenvolvimento de processos reflexivos preponderantes na formação de senso crítico dos estudantes. Consiste ainda em investigação exploratória, descritiva e qualitativa, tendo como objeto a produção de pensamentos críticos aportados por manifestos, aliados a contribuições dos conteúdos de ética e bioética junto aos direitos humanos, buscando oportunizar pela junção teórica e prática a plena formação dos discentes do curso de Psicologia. Como coleta de dados foram realizadas entrevistas com os estudantes que estão estruturando os Manifestos. Os resultados diante do exposto pelos alunos mostraram a significância dos manifestos em firmar ações concretas embasadas nos conceitos de Ética e Bioética. A base compreensiva na informação acurada, exteriorizada pelos discentes entrevistados, averbou maior estabelecimento de estratégias e condutas diante dos dilemas éticos e bioéticos durante a formação profissional problematizada, explorada e principalmente mediada a possíveis soluções sob reflexões desencadeadas pelos manifestos na construção de um pensamento crítico. Considera-se, portanto neste estudo, os manifestos no seu envolto a práxis serem contribuintes para a formação profissional e especialmente humana, consolidados à formulação de um projeto pedagógico que redireciona o ensino dos conteúdos para além do que se encontra sistematicamente, apenas, no enfoque deontológico, centrado em discussões conceituais. A corroboração teórico-prática apresenta-se, portanto, em suma importância, serem pilares para um ensino transversal, por meio de estratégias ativas que incentivem a reflexão, consequentemente, a formação do senso crítico cidadão.

Palavras-chave: Formação de discentes em Psicologia; Ética; Bioética; Direitos Humanos; FAGOC.