Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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DINÂMICAS DE GRUPO NO ENSINO SUPERIOR: Elo reflexivo imerso à práxis alicerçando relações humanas
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Alexandre Augusto Macedo Correa, Francesca Stephan, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


O Objetivo geral do presente ensaio implica em investigar a existência ou inexistência de corroboração das Dinâmicas de Grupo aplicadas no Ensino Superior, na melhoria das relações interpessoais, de discentes no âmbito acadêmico. Nesta vertente infracitado, encontram-se as bases de desenvolvimento de uma pesquisa no aporte de pressupostos teóricos de Kurt Lewin para as aplicações em dinâmica e a posteriori aprofundamento de resultados dos dados informados e analisados. A metodologia da pesquisa categorizou-se como aplicada, quantitativa, descritiva, bibliográfica. Os participantes da investigação foram 70 discentes do Curso de Psicologia que cursam a Disciplina Dinâmica de Grupo e Relações Humanas. Os referidos universitários responderam perguntas sobre a temática consolidando a coleta de dados aferida por questionário. Os dados estatísticos foram mensurados no estabelecimento de comparativo entre Dinâmicas de Grupo e Relações Humanas dos educandos. Quanto aos resultados, após a análise dos dados, certificou-se que 88% dos alunos reconheceram consideráveis ganhos efetivos no exercício das relações humanas ancorando-os nas experiências práticas em Dinâmicas de Grupo no Ensino Superior, sendo apenas 12% exteriorizando-os como ganhos parciais. Torna-se notória, a eficácia das dinâmicas, por terem consolidado em significância relações humanas, quando concretizadas às turmas de Psicologia. Um “despertar” embasado à reflexões analíticas e práticas, oportunizadas na verdadeira essência das relações, abrangendo o sentido imerso as palavra e ações. A legitimação de uma correlação dinamizada na interpessoalidade, efetivando conjuntamente aos discentes, pilares imprescindíveis ao ser humano como motivação, participação, interação psicológica, apreço a existência, solidariedade, soma de fatores de dinamismo, equilíbrio, partilha, amizade, harmonia e superações. Assegura-se, portanto nesta investigação, que Dinâmicas de grupo são um dos fatores preponderantes nas aplicabilidades adentradas ao seu conceito sob envolto de forças sociais, intelectuais, morais que produzem mudanças sócio interacionistas nos seres humanos.

Palavras-chave: Dinâmicas de Grupo; Relações Humanas; Práxis; Ensino Superior e Discentes de Psicologia.

O Objetivo geral do presente ensaio implica em investigar a existência ou inexistência de corroboração das Dinâmicas de Grupo aplicadas no Ensino Superior, na melhoria das relações interpessoais, de discentes no âmbito acadêmico. Nesta vertente infracitado, encontram-se as bases de desenvolvimento de uma pesquisa no aporte de pressupostos teóricos de Kurt Lewin para as aplicações em dinâmica e a posteriori aprofundamento de resultados dos dados informados e analisados. A metodologia da pesquisa categorizou-se como aplicada, quantitativa, descritiva, bibliográfica. Os participantes da investigação foram 70 discentes do Curso de Psicologia que cursam a Disciplina Dinâmica de Grupo e Relações Humanas. Os referidos universitários responderam perguntas sobre a temática consolidando a coleta de dados aferida por questionário. Os dados estatísticos foram mensurados no estabelecimento de comparativo entre Dinâmicas de Grupo e Relações Humanas dos educandos. Quanto aos resultados, após a análise dos dados, certificou-se que 88% dos alunos reconheceram consideráveis ganhos efetivos no exercício das relações humanas ancorando-os nas experiências práticas em Dinâmicas de Grupo no Ensino Superior, sendo apenas 12% exteriorizando-os como ganhos parciais. Torna-se notória, a eficácia das dinâmicas, por terem consolidado em significância relações humanas, quando concretizadas às turmas de Psicologia. Um “despertar” embasado à reflexões analíticas e práticas, oportunizadas na verdadeira essência das relações, abrangendo o sentido imerso as palavra e ações. A legitimação de uma correlação dinamizada na interpessoalidade, efetivando conjuntamente aos discentes, pilares imprescindíveis ao ser humano como motivação, participação, interação psicológica, apreço a existência, solidariedade, soma de fatores de dinamismo, equilíbrio, partilha, amizade, harmonia e superações. Assegura-se, portanto nesta investigação, que Dinâmicas de grupo são um dos fatores preponderantes nas aplicabilidades adentradas ao seu conceito sob envolto de forças sociais, intelectuais, morais que produzem mudanças sócio interacionistas nos seres humanos.

Palavras-chave: Dinâmicas de Grupo; Relações Humanas; Práxis; Ensino Superior e Discentes de Psicologia.