Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE USUÁRIOS E NÃO USUÁRIOS DO INTERNET BANKING: uma pesquisa do tipo survey na FAGOC
João Paulo Ciribeli, Diego Correia Fernandes Santos

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


O presente artigo tem por objetivo geral identificar a importância do internet banking para os usuários e os principais motivos que levam os não usuários a não utilizarem essa ferramenta. Em relação à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, bibliográfica e estudo de caso. A unidade empírica de análise são clientes correntistas e poupadores bancários maiores de 17 anos e alunos da Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC. Para coletar os dados da pesquisa, foram distribuídos questionários na FAGOC, com 10 perguntas fechadas e 2 abertas, relacionadas a dados demográficos, socioeconômicos e e-banking, nos meses de junho, julho e agosto de 2014. O cálculo amostral utilizado foi o do SEBRAE (2005), com uma população de 1400 alunos, uma amostragem por conveniência, a qual se utilizou da ferramenta Split 80/20, com um nível de confiança de 95% e erro amostral de 10%, obtendo-se, assim, uma amostra com 48 pessoas.  Os dados obtidos permitiram comprovar que, dentre os aspectos positivos apontados pelos entrevistados, a utilização do internet banking possibilita organizar-se com mais comodidade, além de economia de tempo, já que é possível movimentar a conta bancária de qualquer local, com seus computadores e/ou smartphones. Com segurança, realizam suas transações com menores preços dos serviços, muitas vezes pelo valor de 50% da tarifa que seria cobrada se feitos na agência, além de poderem realizar consultas 24 horas, dentre outras vantagens. De maneira geral, os usuários estão satisfeitos com o internet banking, a qual tem sido uma ferramenta de utilidade para eles, pois diminuíram suas idas as agências bancárias, além de ser um ambiente seguro, bastante autodidático e de fácil acesso, tornando-se um grande benefício no dia a dia do usuário. Os não usuários possuem computadores e/ou smartphones, acessam a internet frequentemente, mas não utilizam o internet banking, principalmente por receio, seja por não sentirem segurança, e geral ocasionado pela falta de informações sobre essa modalidade, já que o próprio dinheiro está envolvido.

 

Palavras-chave: internet banking; usuários; não usuários.