Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA TOMADA DE DECISÃO: um estudo de caso no SENAI/MG
Eduardo de Sá Fortes Leitão Rodrigues, Leonardo Parma de Lima, José Sérgio Costa Júnior

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O processo decisório para a implementação de um novo projeto no ambiente empresarial é dado como complexo, pois, devem ser considerados critérios subjetivos e objetivos. Neste contexto, a tomada de decisão de projetos educacionais defronta-se com a necessidade da seleção e implementação de novos cursos ou a abertura de novas turmas de cursos já existentes. De forma geral, as instituições de ensino buscam algumas informações para a escolha da implementação destes novos projetos, mas não de forma sistemática e metódica, surgindo, assim, a necessidade de se buscar um modelo que possa auxiliar nesta tomada de decisão. Nesse sentido, este trabalho se propôs a construir um modelo pelo método Analytic Hierarchy Process (AHP).Trata-se de um modelo de decisão multicritério para auxiliar a escolha de abertura de novos cursos e/ou vagas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Minas Gerais (SENAI/MG). Para tanto, foram utilizadas as técnicas de grupo focal e questionário com o julgamento paritário conforme a metodologia da AHP. Os questionários foram aplicados à decisores da Região da Zona da Mata Mineira e suas respostas foram computadas através do software SuperDecision. Os resultados encontrados apontaram que as escolas do SENAI/MG da Zona da Mata Mineira não possuem uma metodologia sistematizada para a tomada de decisão da oferta de cursos. Porém, os decisores possuem um pensamento consonante para critérios e subcritérios prioritários para a decisão que devem ser alocados em uma metodologia focada para o resultado, uma vez que dois critérios analisados apresentaram um peso de 63%.

Palavras-chave: AHP; Pesquisa Operacional; Gestão da Educação; Tomada de Decisão; Modelos de gestão