Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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Considerações sobre a importância do afeto como processo de desenvolvimento humano
Caroline Souza Coelli, Débora Rodrigues Nogueira, Cristina Toledo, Karla Heloisa da Silva Dutra, Leon Dutra Paiva, Marcela Soldati Dias Lima, Maria Gorete Barros de Paula, Thainá Pizziolo Moreira

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a implicação do afeto nos processos de desenvolvimento humano. Para tanto, buscou-se entender o conceito de afeto em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon e Stern. Ele originou do projeto de extensão denominado “Grupo de estudos: Afeto, Cognição e Comportamento”, e tem como metodologia a revisão bibliográfica. Como resultados, percebe-se que para Piaget, a afetividade é importante desde os primeiros anos de vida, pois é através dela que o bebê se exprime e interage com o mundo. Vygotsky aborda a afetividade como um importante fator no desenvolvimento cognitivo. O afeto dispensado a um novo aprendizado pode dar maior significado ao mesmo proporcionando ao indivíduo a apreensão e melhor resolução do problema. A criança quando possui um laço afetivo com seu mediador consegue que essa mediação seja elaborada com maior êxito, visto que há uma carga emocional envolvida. É através do que afeto o ser humano sente a necessidade de interagir com outros seres humanos com os quais trocando conhecimentos, aprimoram-se também as relações afetivas. Wallon considera que os processos afetivos antecedem qualquer tipo de comportamento. Os afetos/emoções vão mediar todo o contato social entre a criança e o seu meio. Pode-se afirmar que o indivíduo desenvolve-se através da constante interação entre os processos de mudança e continuidade que ocorrem ao longo do ciclo vital. O estabelecimento de vínculos e uma relação afetiva estável são considerados como um elemento fundamental na superação de mudanças. Os bebês têm inúmeras capacidades de intervir em seu ambiente, sendo um estimulador relacional e não apenas um receptor. Sendo assim, Stern aponta que é fundamental que o meio no qual a criança está inserida ofereça condições propícias para o desenvolvimento, permitindo uma relação e uma sintonia afetiva adequadas. Para o autor, a socialização e desenvolvimento humano só se tornam possíveis pela interatividade afetiva. As relações afetivas tornam-se, portanto, determinantes para o sucesso desenvolvimental. É através dos afetos que o ser humano se reconhece, tornando-se capaz de vincular-se aos outros. Sendo de extrema importância para o desenvolvimento humano, conclui-se que é fundamental compreender melhor os processos afetivos e pensar em práticas promotoras de desenvolvimento.

 

Palavras-chave: afeto; Psicologia do Desenvolvimento; infância; vínculos.