Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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Ansiedade em adolescentes no Ensino Médio
Leon Dutra, Jhonathan Feital, Ingrid Guimarães, Joana Venancio, Francesa Stethan, Auxiliatrice Caneschi Badaro

Última alteração: 2016-10-01

Resumo


O projeto objetivou fazer um levantamento dos níveis de ansiedade em alunos do último ano do ensino médio em uma escola pública do município de Ubá, em acordo com os diretores da instituição. Para isso foram avaliadas todas as turmas, que se encontravam no período proposto, através dos seguintes instrumentos de rastreio: IDATE e BAI. Foi realizada ainda, uma entrevista estruturada, que media através de uma escala de níveis de ansiedade, quais fatores geravam mais ansiedade nesse momento do desenvolvimento, os pontos avaliados foram: enem/vestibular, escolha profissional, mercado de trabalho, conclusão do último ano do ensino médio, violência na escola, imagem corporal, vida afetiva, condição financeira atual, afastamento da turma e pressão familiar. Os questionários foram preenchidos pelos próprios participantes da pesquisa durante o período em que estavam na escola, a partir da orientação dada pelos pesquisadores, posteriormente os dados foram tabelados e analisados. A amostra contou com 170 participantes, dos quais 70% apresentaram ansiedade mínima e leve no BAI, 91,7% apresentaram ansiedade traço de médio a alto, e 94,1% ansiedade estado de médio a alta. Os itens que se destacaram como aqueles que mais geravam ansiedade foram: enem/vestibular (38,8%), escolha profissional (31,2%), mercado de trabalho (35,3%), conclusão do último ano do ensino médio (31,7%), vida afetiva (20,6%), pressão familiar (25,3%), da amostra participante. Esse estudo pretende avançar sua pesquisa e avaliar outros colégios. Propõe ainda avaliar em outros espaços, os níveis de ansiedade em adolescentes e jovens universitários, a fim de investigar melhor o acometimento desses transtornos nesse público.

 

Palavras-chave: Ansiedade; adolescentes; ensino-médio.