Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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Alfred Adler e a Psicologia Individual
Jaqueline Duque Kreutzfeld Toledo, Bruno Feital Barbosa Motta, Aline Joice Ribeiro, Bianca Aparecida de Freitas, Jonathan Allysson, Rosilaine Nogueira Batalha

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar a obra de Alfred Adler, o fundador da Psicologia do Desenvolvimento Individual, seus principais conceitos e contribuição da obra. Sobre o método, trata-se de uma pesquisa Qualitativa, de finalidade básica, caracterizado pela referência bibliográfica de cunho explicativo realizada como parte dos trabalhos da disciplina Psicologia da Personalidade. A partir do resultado encontrado podemos apresentar Adler como um teórico muito importante para a psicologia social. Formado em medicina, psicologia e filosofia pela universidade de Viena, em 1902 foi trabalhar com Freud e em 1911 por divergentes ocorre o rompimento, fundando sua própria escola. Seus principais conceitos são: COMPLEXO DE INFERIORIDADE, o qual afirma que todas as crianças são afetadas por um sentimento de inferioridade, que é devido ao tamanho da criança e sua falta de poder. Agressão da luta pelo poder, ou seja, a agressão é entendida como forte incentivo para superar obstáculos. LUTA PELA SUPERIORIDADE é um conceito com dois desdobramentos, os de aspectos positivos, quando inclui preocupações  sociais e interesses pelo bem do outro, desenvolve numa direção construtiva e saudável e os de aspectos negativos, quando realiza o sentimento de superioridade dominando, manipulando os outros. OBJETIVOS DE VIDA é o caminho que um indivíduo escolhe para buscar seu objetivo. Alguns pode se tornar superior, desenvolvendo buscando seu intelecto, enquanto outro se dedica seus esforços buscando a perfeição muscular. O estilo de vida vai determinar como a pessoa enfrenta os problemas de vida. A APERCEPÇÃO é como o individuo se desenvolve a si mesmo e o mundo dentro de um estilo de vida, sendo este o último conceito. Adler vai entender como CRESCIMENTO PSICOLÓGICO a conseqüência da luta construtiva pela superioridade e o forte interesse social e cooperação, sendo este traços do indivíduo saudável. As TAREFAS DA VIDA segundo Adler são três: trabalho, amizade e amor. Devemos desenvolver-nos dentro dos limites e possibilidades que as circunstancias nos colocam, onde há outros da nossa espécie no qual precisamos nos adaptar. Trabalho: inclui todas as atividades que são uteis a comunidade. O trabalho somente fornece automerecimento e satisfação quando vai beneficiando o outro. Amizade: nossa constante necessidade de adaptação e interação com o outro. Amor: intima união de mente e corpo e máxima cooperação entre os sexos oposto. O casamento é o maior desafio para nossa habilidade de cooperar com outro ser humano. Essas três tarefas sempre estarão interrelacionadas. São OBSTÁCULOS AO CRESCIMENTO: Crianças que sofrem de enfermidades tem forte tendência a se tornar-se autocentradas. Não tem muita interação com outras crianças por se sentir incapaz de competir com o outro. Crianças que conseguem superar suas dificuldades começam a adquirirem habilidades máxima da média. SUPERPROTEÇÃO: Crianças superprotegidas tem dificuldade de adquirir o interesse social e a cooperação, pelo fato de ter sempre alguém que fez tudo pra ela.crianças mimadas tem poucos sentimentos genuínos pelos pais pela manipulação que faz a seus pais. REJEIÇÃO: Impede fortemente o desenvolvimento de uma criança, pois estes pequeninos nunca conheceram o amor e cooperação no lar, dificilmente desenvolverá essas capacidades. A criança que não tem confiança em suas habilidades de serem uteis tendem a se tornar na vida adulta, frios e duros. LUTA PELA SUPERIORIDADE PESSOAL: Acontece quando o interesse social é subdesenvolvido. O sujeito que não dá valor para a sociedade e são fixados em modelos de comportamentos autocentrados isso pode o levar ao fracasso. ORDEM DE NASCIMENTO: Três fatores conduzem há um estilo de vida problemático: inferioridades orgânicas, consentimento e acomodação, e negligência. Filho único: ganha mais atenção. Primeiro filho: tem uma grande atenção dos pais até nascer o irmão e depois luta para ter novamente a atenção dos pais. Segundo filho: mais competitivo e quer ser o melhor. Ultimo filho: mais mimado em famílias de mais irmãos. O PAPEL DO PROFISSIONAL na psicologia Individual é para ajudar o paciente a compreender o seu estilo de vida e propicia o fortalecimento do interesse social. Para Adler o sucesso da terapia vai depender sempre do paciente.