Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
Psicologia do corpo: Wilhelm Reich
Caroline Souza Coelli, Tereza Cristina Damiano, Jaqueline Toledo, Bruno Feital Motta

Última alteração: 2016-10-03

Resumo



Nasceu em 24 de março de 1897, em Galícia na Áustria - parte germano-ucraniana). Viveu na fazenda com a família até que em 1916, a guerra se espalhou por toda sua terra natal e destruiu tudo. Depois disso, Reich se alistou no exército austríaco e lutou na guerra, agregando mais conceitos negativos ao longo de sua trajetória.  Em 1918, ingressou na escola médica e se formou em 1922, se interessou pela psicanálise, a sexualidade humana e pelas idéias de Karl Marx.

Sua teoria dá o nome do corpo de couraça, que se forma como uma defesa contra a ansiedade e consequentemente medo e punição, se divide em 7 lugares, diafragma, abdômen, pélvis, olhos, boca, pescoço e tórax. A mesma pode ser um obstáculo para o crescimento psicológico. O espasmo da musculatura é o lado somático do processo de repressão. Reich se diferencia da psicanálise tradicional quando muda a posição do divã para o lado do paciente, para poder observar suas expressões corporais, sendo o primeiro a tratar seus pacientes pela interpretação da natureza e função do seu caráter, em vez de analisar seus sintomas.

Para ele o ser humano possui uma energia orgânica, que seria a junção do organismo com o orgasmo, e a bioenergia que são estágios essenciais no processo de excitação sexual.