Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
Conhecimento solidificado através da experiência
Roberto da Silva Filho, Luiz Claudio Ferrreira Alves

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Através do trabalho observacional em campo, identifiquei algumas demandas da instituição escola e a partir das mesmas apliquei algumas intervenções. Processo de Subjetivação através da arte, foi uma intervenção que foi aplicada com o objetivo de promover a interação do observador - estagiário - psicólogo com a sala; desenvolver a subjetivação do indivíduo; fazer uma leitura sistemática do material produzido; desenvolver a interação pela fala em grupo e entre os membros do grupo. Metodologicamente, a intervenção foi dividida em duas partes, ou seja, em dois encontros. No primeiro encontro trabalhei uma breve introdução do que é o sentimento, com objetivo de transmitir aos alunos (as) a compreensão, sentido e o significado da empatia que é informação sobre os sentimentos dos outros, consigo e com o ambiente que está inserido. E como os sentimentos do sujeito se relacionam com experiências passadas e outros fatores. Os sentimentos propostos para serem trabalhados foram; amor, alegria, ciúme, comoção, culpa, compaixão, dor, felicidade, inveja, ódio, pena, raiva, solidão, tristeza, vergonha.

No próximo encontro retomei o significado dos sentimentos, mostrando imagens a eles relacionadas e questionando os significados e sentidos de cada sentimento. Logo em seguida distribui uma folha A4 com o título: “Desenhe quais são os sentimentos que você sente quando está na escola”. Retomando assim, a solicitação feita e desenvolvida quanto os sentimentos com relação a família.  Em seguida fiz um grande círculo em que cada um expôs o explicou seu desenho.

Os desenhos infantis representaram os modos de vivenciar e de falar dos sentimentos, a partir da intervenção realizada. Alguns dos sentimentos que aquelas crianças sentem quanto membros de sua família e como pertencentes ao ambiente escolar. Isso se expressou ainda mais quando seus pais foram buscar seus filhos dentro da sala, expressando seus afetos por aquelas crianças. Os sentimentos claramente foram expressos na produção artística, os desenhos em si apresentaram sentimentos de denotação positiva e negativa quando se referia à família. Os desenhos que se referia a escola, unanimemente foram representados por sentimentos positivos.

Chamo a atenção para o titulo “Conhecimento Solidificado Através da Experiência”. Tudo que é vivenciado tem uma carga afetiva mais forte, que sustenta por sua vez todo aprendizado, toda carga afetiva é memorizada com mais intensidade. Conferem um poder sentimental duradouro, último a ser perdido ou substituído por outro sentimento capaz de fortalecer a construção de ferramentas mediadoras dos processos de construção cognitivas, em sala de aula, via os conhecimentos adquiridos.

Palavras - Chave: Experiência; Psicologia Escolar; Intervenção;Instrumentos