Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Vivemos hoje num mundo onde o consumismo é o carro chefe da economia mundial, todos compram compulsivamente, essas compras são mais por luxo e vaidade do que a real necessidade dos artigos. Esse consumo não é apenas para países de primeiro mundo com economia estabilizada, segundo a pesquisa do IPSOS, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, os países que mais se satisfazem com materialidades no mundo são os países emergentes, sendo o primeiro dele a China indicando que 71% da população compra para se sentir bem, logo após ela a Índia com 58%, depois a Turquia, bem próximo a Índia com 57% e em 4º lugar da pesquisa o Brasil com 48%. Com esses dados, é possível notar que quase metade dos brasileiros compram por diversão, mas no atual cenário econômico este prazer dos brasileiros podem estar com os dias contados uma vez que a taxa de inflação acumulada entre Março de 2014 à Março de 2015 a inflação atinge 7,7%, então para isso no decorrer deste trabalho serão inseridas formas de disciplinar o consumo, meios de resguardar seu dinheiro, métodos novos para se pensar compre compras e tudo isso sem abrir mão de todo seu direito de compra para que possamos assim fazer uma análise do resultado de um novo padrão de consumo entre os envolvidos na pesquisa. Para iniciar o processo de educação financeira e necessário estabelecer metas, e compreender cada um dos passos para dar sequencia no seguinte, pois este apesar de parecer banal, educar-se financeiramente é uma tarefa árdua e gradativa. As metas podem ter uma divisão inicial da seguinte forma: - Importância do dinheiro em nossa vida; - Renda familiar e pessoal; - Necessidade do Consumo; - Dividas presentes; - Possibilidades de investimentos; - Compreensão de riscos. Sempre que alguma nova meta for explicada ser usado um sistema de frase chave, que no fim haverá um dicionário resumo com todas essas sentenças. Partindo desses questionamentos, o objetivo do nosso trabalho de iniciação cienfífica foi analisar em como de constrói as finanças pessoais dentro do universo de um grupo de jovens. Para isso, definimos a importância das finanças pessoais, analisamos de que maneira a juventude lida com suas finanças, verificamos, através do estudo a existência de um planejamento financeiro e consumo consciente entre os jovens e propomos um planejamento financeiro para os jovens de modo que esses adequem seu orçamento ao consumo e observar o impacto desse planejamento do cotidiano desses jovens.Para isso fizemos uma análise bibliográfica sobre educação financeira, levantamento da juventude no Brasil e de seu panorama econômico, além disso foi necessário um trabalho de campo com observação participante, entrevista com esses jovens, análise de um universo de jovens entre 16 e 20 anos para verificar de que maneira a princípio estes lidam com as finanças pessoais. A partir daí, traçamos uma série de ações com o intuito de sanar os problemas financeiros existentes entre esse grupo e analisaremos se esses jovens seguirão os passos para uma educação financeira adequada.