Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Na última década o país vem sofrendo uma série de modificações no ensino. Pensando nessas intensas transformações, o governo introduz uma série de políticas públicas para regulamentar o ensino de modo a “homogeneizar” os espaços de educação formal. Partindo dessa ideia, foi criado em 2015 uma Base Nacional Comum voltada para a Educação Básica. Esse documento que ainda está em discussão dentro do espaço público se junta aos Parâmetros Curriculares Nacionais criado em 1997 com o intuito de “controlar” o currículo escolar principalmente da Educação Básica de modo a criar uma base nacional para os alunos da Educação Básica interpretado pelo governo como necessária à qualidade do ensino. Contudo, diante a dimensão continental do nosso país, bem como o amplo espaço cultural e social questionamos essa base curricular enquanto uma constituição hegemônica. Desse modo, o estudo se faz necessário afim de verificar de que maneira se dá a construção dessa Base Nacional Curricular Comum enquanto um discurso hegemônico bem como sua recepção dentro do espaço escolar. Portanto nosso objetivo é analisar a Nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e seu impacto dentro das instituições de Ensino da Educação Básica . Para isso, devemos definir o conceito de Base Nacional Curricular Comum e Currículo no espaço da educação, analisar a importância de se seguir uma base curricular dentro do espaço da sala de aula, e identificar os campos de conflitos existentes dentro da construção do Currículo da Base Nacional Curricular. Além disso, devemos verificar a formação dos profissionais de educação básica que seguirão a base avaliando suas perspectivas acerca da base nacional comum e sua função dentro do cotidiano escolar. Para isso, faremos uma análise bibliográfica sobre o conceito de currículo e políticas públicas e um estudo de campo com observação participante, entrevista com os profissionais da educação;
No momento da aprovação do Plano Nacional de Educação em 2014, os principais defensores desse plano unificado de educação almejavam a criação de uma Base Nacional Comum à Educação Básica, o que foi acatado pelas instâncias superiores do Ministério de Educação. Contudo, criado em 2015, o documento da Base Nacional Curricular Comum está sendo alvo de críticas por parte dos principais estudiosos de Educação no país nos quais nossa análise também vai se debruçar.