Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO E DEMANDAS DO CLIENTE
Claudia Moraes Sarmento Condé, Guilherme Vinícius Graciano

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Na atualidade, a tecnologia bancária encontra-se implantada de forma irreversível em quase todas as instituições financeiras do Brasil. Ao disponibilizar equipamentos de última geração, a rede bancária repassa ao cliente a responsabilidade de realizar as mais diversas operações no autoatendimento, tendo em vista as facilidades oferecidas. Assim sendo, este artigo visa, através de um estudo bibliográfico descritivo, discutir o tema auto atendimento bancário e demandas do cliente. Esta pesquisa foi realizada nos meses de setembro a novembro de 2015, através de leitura e escolha de artigos relacionados ao tema, especificamente na base de dados Scielo. Foram encontrados dois estudos publicados em 1997, um em 1994 e outros de 2000 a 2010, os quais discutiam temas como autoatendimento; atendimento ao cliente; fidelidade do cliente, entre outros. Verificou-se que o uso do atendimento eletrônico é crescente, superando em muito o pessoal. Isso se deve a várias estratégias implementadas com sucesso. Conclui-se, portanto, que a automação e a informatização dos produtos e serviços oferecidos pelos bancos, na opção de autosserviço, são alternativas eficazes no atendimento das demandas dos clientes, entretanto, a sua continuidade e expansão dependerá, e muito, da forma como eles assimilarão e incorporarão essas inovações no seu dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: Autoatendimento; satisfação do cliente; Automação bancária.