Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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Uma análise da Educação Infantil e as políticas públicas do Município de Ubá
Tatiana Costa Coelho

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Quando pensamos em Educação Infantil, nos vêm à cabeça um espaço no qual a criança é acolhida para que seus pais possam exercer uma atividade laborativa sem riscos a criança. Desse modo, as creches e pré-escolas se tornaram verdadeiros depósitos de crianças sem nenhum tipo de proposta adequada a sua faixa etária. Contudo, a concepção da infância mudou e também a Educação Infantil passou por uma série de reestruturações. No que diz respeito ao município de Ubá, percebemos que a Educação Infantil ao longo dos anos teve uma grande mudança. Foram criadas uma série de creches e pré-escolas nas cidades, portanto percebemos uma grande ampliação do espaço físico e também da destinação de verba para essa etapa do ensino básico. Contudo, devemos questionar como se dá a formação dos profissionais inseridos na Educação Infantil? Qual o currículo que esses seguem dentro das escolas? Qual tipo de preparo esses profissionais passaram dentro da rede municipal? Esse trabalho além de responder as questões acima, dará início a uma série de discussões realizadas dentro das disciplinas do curso de Pedagogia na FAGOC que, apesar de recente trará profundas contribuições para o município no que diz respeito a educação, principalmente a etapa inicial que é a Educação Infantil, uma faixa etária tão confusa dentro do bloco da Educação Básica no país e que carece de muitas análises.

Desse modo, percebemos que para a professora de educação infantil existe um outro aspecto que agrava a situação: a falta de ênfase quanto à especificidade da professora de educação infantil nos documentos e nas resoluções analisados, como se esta pudesse ter como base a docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Falar em professora de educação infantil é diferente de falar em professora de séries iniciais e isso precisa ser explicitado para que as especificidades do trabalho das professoras com as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas públicas de educação e cuidado sejam respeitadas e garantidas. O Ministério da Educação afim de corrigir esse erro histórico tenta reparar a questão da formação desses profissionais oferecendo uma série de cursos emergenciais para tentar saldar esse problema com a sociedade, delegando ao profissional esse ônus de formação inadequada. Muitos desses são formados ainda sob a égide uma “pedagogia tradicional” que não leva em consideração a especificidade da infância e da criança, encarando a educação infantil meramente como assistencialista. Pensando nesse cenário o objetivo é realizar uma análise acerca da Educação Infantil no município de Ubá destacando suas principais dificuldades bem como seus pontos fortes.  Para isso, faremos uma análise bibliográfica sobre a Educação Infantil no Brasil, traçando suas transformações ao longo do período histórico. Faremos também um trabalho de campo com observação participante, entrevista com os profissionais da educação da secretaria municipal de educação que tratam diretamente da Educação Infantil bem como uma análise de um universo de escolas municipais existentes em Ubá que trabalham diretamente com Educação Infantil a fim de verificar seu currículo e também analisar seu cotidiano e inspiração pedagógica.