Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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OS GÊNEROS E O PROUNI: o caso de caso da Faculdade Governador Ozanam Coelho
Rafael Bertolato Vicente, Debora de Freitas Resende, Eduarda Ferreira da Silva, Leonardo Parma de Lima, Vanessa Aparecida Vieira Pires

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Por muito tempo as mulheres sofreram forte exclusão em diversas áreas, como educação e mercado de trabalho, os que as vezes ainda acontece nos dias de hoje. Elas precisam aprender a costurar, cozinhar e cuidar da casa. Estudar e trabalhar fora era para os homens. Pouquíssimas chegavam ao ensino superior. As relações de gênero e educação se tornou mais visível nas pesquisas educacionais somente em meados dos anos de 1990, com reivindicações que visavam à superação, no âmbito do Estado e das políticas públicas, de medidas contra a discriminação da mulher. Entre as políticas públicas educacionais tem-se o ProUni que visa oferecer bolsas de estudos parciais e integrais em instituições e ensino particulares. Observou-se que as mulheres são maioria entre os alunos bolsistas, tanto a nível de Brasil quanto na FAGOC e no curso de Administração onde a pesquisa foi realizada. A FAGOC oferece nove cursos de ensino superior, entre os quais o curso de Administração, que foram objeto deste estudo.

 

Palavras-chave: Educação superior, políticas públicas, democratização, acessibilidade.