Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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As estratégias do Marketing Digital numa Instituição de Ensino Superior
Tatiana Costa Coelho, Adriana Maria Vieira Molica

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


A internet se tornou um grande veículo de comunicação atualmente. Constantemente somos bombardeados por uma série de site, comunidades virtuais, grupos de WhatsApp, dentre outros ocupam um espaço muito amplo nessa sociedade global. Pensando nessas questões, as empresas passam a utilizar da internet através desses grupos sociais citados acima como uma maneira de chegar até o seu consumidor e divulgar sua marca. Desse modo a comunicação por meio das redes digitais se torna importante por “moldar” o comportamento do consumidor além de ser grande formadora de opiniões e informações.

No contexto atual, as mídias digitais têm se tornado uma ferramenta importante para aproximar as marcas de seus consumidores e potenciais clientes. Por meio dessas mídias as empresas podem divulgar seus serviços e produtos através de fotos destes ou também de bastidores (equipe trabalhando, produtos prontos para entregas entre outros). Há possibilidade, inclusive, de interagir com os clientes e criar uma relação de afinidade e fidelidade com a marca.

As redes sociais são um meio de comunicação que vem sendo utilizadas como objetos de exposição/venda de serviços e produtos. O usuário da rede, no simples ato de interação, pode simultaneamente ter acesso a determinados produtos, sem ter o trabalho de busca em sites específicos. A ação de clicar no anúncio e efetuar a compra, pode demonstrar que a ferramenta de marketing digital utilizada foi positiva, e quais fatores contribuíram para a construção dessa situação.

A partir dessas mudanças, temos um público acadêmico interessado em avaliar o impacto que essas redes sociais trazem a empresas e principalmente aos consumidores. Portanto, esse trabalho se torna relevante uma vez que visa realizar uma análise sobre o marketing digital através de redes sociais, WhatsApp de uma IES trazendo à tona os benefícios que essa nova forma de comunicação vem trazer as empresas. Portanto, partindo desse pressuposto, o objetivo desse trabalho é fazer um estudo de campo sobre o marketing digital realizado por uma instituição pública através do WhatsApp. Serão realizados uma série de coletas de dados como questionários estruturados e semiestruturados acerca do marketing digital praticado dentro da IES estudada.