Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
MOTIVAÇÃO: um ensaio teórico-empírico junto aos alunos do 6°A de Administração da FAGOC
Vanessa Aparecida Vieira Pires, Michele Martins Agrelli, Lais de Souza Cavalar, Camila Laud, Daniel Thiago Souza

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a motivação junto aos alunos do 6° período A, de, 2015, do curso de Administração da Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC. O artigo foi fundamentado com base em duas Teorias: Teoria da Autodeterminação e Teoria do Condicionamento. Quanto ao tratamento dos dados a pesquisa classifica-se como: básica, descritiva e bibliográfica. A partir dos resultados foi possível apurar que a maior parte dos alunos encontram-se num grau de motivação superior à média, no entanto percebe-se  diferença de concepção em relação a motivação, onde todos assistem as mesmas aulas, com os mesmos professores e métodos de aprendizagem e nem todos conseguem ter o mesmo grau de motivação. Assim, observa-se que alguns pontos podem ser trabalhados de forma que esse resultado melhore, como por exemplo, que os alunos sejam estimulados a fazerem  mais atividades dentro da sala de aula, visto que muitos alunos não dedicam  tempo diário em casa para os estudos. O fator “motivação” deve ser sempre analisado, para que se obtenha sempre resultados bons, visto que o ser humano está sempre mudando sua forma de pensar, agir, de se realizar. Propõe-se assim, uma nova pesquisa, que não só meça o grau de motivação dos alunos, mas que também identifique quais os principais fatores motivacionais e os que menos motivam os alunos na aprendizagem dentro de sala de aula.

 

Palavras-chave: motivação, FAGOC, Administração, alunos.