Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS CASE COM SUPORTE À PERFIL UML PARA O PROJETO DE BANCOS DE DADOS GEOGRÁFICOS
Thiago Bicalho Ferreira, Sergio Murilo Stempliuc

Última alteração: 2016-10-02

Resumo


O objetivo geral foi aplicar um método de avaliação de ferramentas de modelagem conceitual de bancos de dados com suporte ao conceito de Perfil UML, com ênfase em aspectos necessários ao uso do Perfil GeoProfile e elaborar apresentar o desenvolvimento realizado e resultados obtidos a respeito da transformação das diversas fases do MDA utilizando o Perfil GeoProfile em duas das melhores ferramentas avaliadas.

A metodologia diz respeito as ferramentas CASE consolidadas pela infraestrutura da UML, e realizando a avaliação comparativa de cinco ferramentas, considerando-se a adesão e usabilidade do Perfil GeoProfile.

Por ser um Perfil UML, o GeoProfile pode se aproveitar de toda infraestrutura da UML, incluindo o uso de ferramentas CASE. Para provar a veracidade desta frase e mostrar como seria a inserção e uso do GeoProfile em algumas dessas ferramentas, foram elaborados tutoriais de como inseri-lo na IBM Rational Software Architect, Papyrus UML2 Modeler; Visual Paradigm, Star UML e Enterprise Architect. A partir deste ponto, foram então avaliadas estas cinco ferramentas em suas seguintes versões:

IBM Rational Software Modeler, versão 9.0; Papyrus UML2 Modeler, versão 1.12.3; Visual Paradigm for UML, versão 10.2; Star UML, versão 5.0.2.1570; Enterprise Architect, versão 9.0.

O presente trabalho foi dividido em fases para cumprir com seus objetivos, sendo baseado em método encontrado na literatura e melhor descrito no trabalho completo:

Para a primeira fase, foi realizada a avaliação das ferramentas CASE, dividida nas seguintes etapas:

1ª etapa: foi feito um levantamento de requisitos para avaliação das ferramentas CASE, com base em revisões de literatura que mostram o desenvolvimento recente do Perfil GeoProfile.

2ª etapa: Nesta etapa foram apresentadas as cinco ferramentas CASE escolhidas para avaliação, levando em consideração os requisitos da primeira etapa.

3ª etapa: Nesta etapa foi atribuído a cada requisito um peso por nível de importância e desenvolvida uma tabela com níveis de satisfação de cada um nas ferramentas do estudo. Nesta tabela foi utilizado um método de somatório dos produtos entre o peso de cada importância e o nível de satisfação deste na ferramenta.

A segunda fase da pesquisa se aprofundou nas transformações das diversas fases do MDA para as duas melhores ferramentas eleitas a partir do somatório resultante da última etapa da primeira fase, envolvendo os seguintes assuntos: a utilização e customização da linguagem de transformação da ferramenta escolhida; as etapas de transformação MDA atingidas pela ferramenta; a transformação de mais de um estereótipo por elemento; o PSM (Platform Specific Model - Modelo de Plataforma Específica) gerado a partir do PIM (Plataform Independent Model – Modelo Independente de Plataforma).

Como resultados pode-se constatar que a ferramenta Enterprise Architect classificou-se em primeiro lugar e a IBM Rational Software Architect classificou-se em segundo lugar dentre as ferramentas CASE avaliadas. Baseado nos resultados obtidos, um projetista que queira utilizar o perfil GeoProfile pode então se basear nos resultados obtidos para saber qual ferramenta de modelagem de bancos de dados geográficos utilizar. No entanto, é importante se destacar que o resultado obtido aqui é pontual, uma vez que as ferramentas estão em constante evolução sendo indicada nova avaliação da pontuação das ferramentas utilizando-se os requisitos e método indicado. O método de avaliação indicado pode também ser utilizado em outras comparações, para que os projetistas possam estabelecer seus próprios requisitos e estabelecer os pesos de importância e escalas de satisfação em cada comparação. A segunda fase desta pesquisa resultou em um texto completo a respeito de cada detalhe da transformação MDA nas ferramentas Enterprise Architect e IBM Rational Software Architect que estão além do escopo deste resumo.

Palavras-chave: banco de dados geográficos; GeoProfile; MDA; Enterprise Architect; IBM Rational Software Architect.