Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

Tamanho da fonte: 
A RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DOS ALUNOS E AS MODALIDADES DE BOLSAS E DESCONTOS: uma análise empírica com os discentes do 6° período de Administração da FAGOC
Vanessa Aparecida Vieira Pires, Andiara de Jesus Braga, Glasiane do Carmo Martins, Luana de Oliveira Dias, Patrícia Araújo Severino

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar as várias modalidades de bolsas e descontos e sua relação com o perfil dos alunos, identificando a importância desses benefícios na vida acadêmica desses discentes. Metodologicamente para que se atingissem os objetivos, a coleta de dados foi feita através de questionário aplicado aos alunos do 6° período de Administração, onde participaram 58 respondentes, destes 37 possuem alguma modalidade de bolsa ou desconto. Com perguntas fechadas, o questionário buscou características da amostra que traçasse um perfil para esses alunos e que identificasse as modalidades de bolsas e descontos mais concedidos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter predominantemente quantitativo. Conclui-se com o presente trabalho que há uma grande importância das bolsas e descontos em relação à inclusão e permanência desses alunos no ensino superior. Verificou-se que a maioria dos alunos que possuem esses benefícios são alunos com uma renda baixa e que relatam que se não possuíssem o benefício, dificilmente frequentariam o ensino superior.

Palavras-chave: Bolsas e descontos; Alunos; FAGOC; Governo; Perfil.