Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol I (2016)

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A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO PARA OS DISCENTES
FRANKLY VIEIRA FREIRE

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Pensamentos sobre a responsabilidade de uma futura profissão escolhida para exercer, com tamanha responsabilidade, exige mesma intensidade na capacidade. Esse relatório tem, a princípio, oferecer informações sobre o estágio realizado na instituição “Escola Municipal Geralda de Oliveira”, localizada no bairro Jardim Primavera na cidade de Ubá, em Minas Gerais. Nos primeiros dias no estágio foi possível perceber na Escola sua rotina diária, o horário de funcionamento no turno matutino se inicia as 07h00min com encerramento das atividades as 11h00min. Na chegada, os (as) alunos (a) tomam um café com leite e um pão. As 08h30min dentro da sala de aula são dadas uma fruta, e as 10h00min o almoço. Muitas crianças são buscadas antes das 11h00min, mas especificamente 20 minutos antes do encerramento da aula. A razão é serem buscadas por empresas de transporte contratada pelos pais para levar e buscar suas crianças. A rotina da escola não agrada as professoras. E segundo relatos das professoras, estão tentando mudar a rotina que a escola adquiriu. À Escola Municipal Geralda Bernardo de Oliveira foi destinado três estagiários e diante das diversidades que existe na escola, a grande demanda de atividades dentro da instituição, dividimos em diferentes seguimentos de trabalhos a serem realizados. Uma dupla de estagiárias escolheu trabalhar a relação dos docentes. Outro individualmente aplicaria trabalhos direcionados aos alunos. A proposta geral é atividades no desenvolvimento infantil, como; psicomotricidade, trabalhos em equipes, relações afetivas entre alunos, construção do pensamento, autonomia. Sempre atuando metodologicamente com grupos dentro da escola.
Autores como Piaget, Vygotsky, Wallon e Foucault foram à base da produção das atividades com as crianças, que ao decorrer do relatório, nas intervenções, estará descrita o desenvolvimento das mesmas com detalhes. O estágio foi desenvolvido durante os meses de março a junho, em intervenções na escola. A primeira intervenção foi acompanhada pela diretora. Nesse encontro as duas horas do cumprimento da carga horaria do estágio, foi ao lado da diretora. A mesma fez questão de passar sala por sala para a apresentação do novo estagiário de psicologia para os professores e alunos(as). Pontuar os problemas e apontar erros parece ser mais fácil do que assumir a responsabilidade de trabalhar na escola. “Todos sabem onde está o erro, mas continuam de braços cruzados”. A partir dessa reflexão, segundo Foucault (1998)“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta”. O intuito central do trabalho foi para demonstrar que existe possibilidades de trabalho com as crianças, com seus desenvolvimentos sensório motor, interativos, autonomia. Em função disso de acordo Vygotsky (1984) “A psicomotricidade é a educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológics  psíquicas”. Na educação infantil, de modo geral, a intervenção no desenvolvimento psicomotor da criança é realizado na recreação. O desenvolvimento da autonomia nas crianças, é construida deixando-as possibilitar novos conceitos advindo da própria criança, assim deixando o apendizado prazeroso. É importante ressaltar que a principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe” (Piaget, 1982, p.246) Esse modelo de trabalho, onde o sujeito é o criador de seu conhecimento desenvolve autoridade, autodeterminação e um certo grau independência relativamente ao professor e uma autonomia própria. A realização do Estágio Supervisionado Básico na área escolar, tem uma grande importância na formação dos profissionais em psicologia, pois é o primeiro contato direto com o campo de atuação. Assim podendo aplicar os conhecimentos teóricos em práticas. Outro ponto é a percepção da realidade do âmbito escolar. Na instituição a demanda de possíveis trabalhos a serem executados é o que não falta. Possibilidades como: atividades envolvendo a relação entre professores e diretora, desenvolvimento infantil, a relação família escola são algumas das diversas opções. Pensamos para nosso estágio uma intervenção final, que não se concluiu neste momento por atropelamento do tempo e pela realização das outras atividades.