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A influência da tecnologia no lazer de escolares da Cidade de Ubá MG
Última alteração: 2016-10-03
Resumo
Na sociedade contemporânea, a tecnologia e a internet tornamse cada vez mais acessível à população brasileira. O computador, o celular e a televisão apresentamse como instrumentos fundamentais de informação e diversão na atualidade. Nesta realidade, o lazer enquanto manifestação cultural, acompanha as transformações da sociedade. Por isso, o objetivo desse estudo é verificar a influência da tecnologia no lazer de escolares da cidade de Ubá Minas Gerais. O lazer, esfera tão importante na vida das pessoas, necessita dos olhares atentos proporcionados pela análise acadêmica, deste modo acreditamos que esta pesquisa contribuirá para um melhor entendimento dos efeitos que a tecnologia pode produzir nas práticas de lazer dos escolares de Ubá. Além desse elemento fundante do estudo, poderá se reforçar as concepções do que é o lazer, e, ainda, apresentar a diversidade como um viés interessante e necessário para o divertimento. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva de corte transversal em duas escolas públicas e duas escolas particulares do município de Ubá – MG. A amostra foi composta por 100 crianças e adolescentes regularmente nas escolas selecionadas, nas series de 6° a 9° ano, sendo 50 de escolas públicas e 50 de privadas. A pesquisa atendeu a todos os critérios éticos necessários e a coleta dos dados foi iniciada em maio de 2016 após a assinatura do Termo de Autorização das Escolas, do Termo de Assentimento e o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os voluntários do estudo preencheram o questionário de classificação socioeconômica da ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) e em seguida responderam a 11 questões sobre lazer, interesses culturais e tecnologia. Os dados foram tabulados e seguiuse a análise dos mesmos. Os resultados apontam que não houve diferença significa entre as vivências de lazer dos alunos das escolas públicas e das escolas privadas e que a tecnologia influencia as práticas de ambos os públicos. Quanto as opções de lazer dos alunos, foi possível verificar que o interesse virtual foi o conteúdo cultural que predominou no tempo de vivência dos mesmos.