Última alteração: 2016-10-02
Resumo
A empatia é considerada uma habilidade social importante por ser uma capacidade de nos identificarmos com outras pessoas, possibilitando a experiência de vivenciar situações que são emocionalmente vividas pelo o outro. O uso de ferramentas, testes, escalas e inventários é uma especificidade da psicologia para o rastreio e identificação de comportamentos, habilidades, competências e indicativos de transtornos. O objetivo desse trabalho foi o de conhecer e utilizar o inventário de empatia, em uma população gera, da cidade de Ubá para o manuseio e compreensão do instrumento. Foram aplicados 15 questionários, para indivíduos maiores de 18 anos, de ambos os sexos. A aplicação constou de informar o sujeito sobre a pesquisa, ter sua autorização e por fim, explicar que o questionário era autoaplicável. O inventário é composto por 40 questões que avaliam quatro dimensões. Os resultados são categorizados em sua pontuação final, em ordem crescente, como: muito baixa (1 a 1,5), baixa (1,6 a 2,5), média baixa (2,6 a 3), média (3,1 a 3,5), boa (3,6 a 4,5), muito boa (4,6 a 5). Após aplicação do Inventário, foi possível perceber que, na dimensão ‘tomada de perspectiva’, a média geral foi de 3,48 com DP de 0,73; na dimensão ‘flexibilidade interpessoal’, a média geral foi de 2,48 com DP de 0,66; em ‘altruísmo’, a média geral foi de 3,07 com DP de 0,92; na dimensão ‘sensibilidade afetiva’, a média geral foi de 3,95 com DP de 0,54 e, por fim, a média geral em sua escala total foi de 3,23 com DP de 0,62. A aplicação, correção e análise possibilitou a compreensão do instrumento bem como do estudo maior sobre a habilidade da Empatia e sua influência. Além disso, foi possível após a assimilação do instrumento, elaborar possibilidades outras de contextos de aplicação em população clínica e específica, em estudos tranversais e longitudinais.
Palavras-chave: empatia; psicologia; graduação; avaliação;