Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL VI (2022)

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ANÁLISE DA EMPATIA EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Sarah Semíramis do Amaral Zinato, Gisele Aparecida Fofano

Última alteração: 2022-08-02

Resumo


O estudante de medicina é submetido a uma extensa carga horária que lhe causa sobrecarga de estudo, associado a isso, a ampla quantidade de informação que deve ser compreendida, memorizada e praticada de forma correta gera um potencial estresse podendo refletir em impaciência e redução ou ausência de empatia durante as relações interpessoais. A ausência ou mínimo comportamento de empatia dos estudantes tornou-se uma preocupação de que suas atitudes possam refletir durante as práticas clínicas, em que relações entre médicos-pacientes devem ser de forma respeitosa e empática. Este estudo objetiva avaliar o juizo moral, assim como analisar competências empáticas e a influência de variáveis socioeconômicas relacionadas à empatia e juizo moral dos estudantes de medicina. Trata-se de uma revisão de literatura sobre o tema, utilizando os descritores Empatia; Juizo moral; Ética médica, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilalacs durante os anos de 2013 a 2020. O resultados serão analisados ao final da pesquisa, contudo espera-se uma diminuição do senso de empatia, pelos estudantes de medicina, ao longo do curso. Assim como alternância comportamental dos estudantes quando expostos a situações de estresse com frequência. As conclusões do estudo serão demonstradas após a análise dos resultado. Então, por meio deles e de acordo com o esperado, o intuito é introduzor novas abordagens de ensino que possam retomar a formação médica alinhada a princípios éticos, reflexivos e humanísticos para que assim os estudantes de medicina desenvolvam habilidades técnicas difundidas às tomadas de decisões éticas, tendo como reflexo ações que garantem sensibilidade, equidade e universalidade do cuidado.