Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL VI (2022)

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METODOLOGIAS ATIVAS NAS GRADUAÇÕES DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
Fabíola Maria dos Santos, Juliana Cristina Martins de Souza, João Vitor Andrade

Última alteração: 2022-07-29

Resumo


INTRODUÇÃO: Na contemporaneidade há uma ampla discussão sobre a necessidade de mudanças no paradigma do ensino universitário técnico-positivista para o críticoreflexivo. O desafio que se evidencia é a busca de novos projetos educacionais que tenham como objetivo a aprendizagem significativa, a partir do desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos alunos, capacitando-os para as diferentes demandas da sociedade atual. OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo analisar a literatura cientifica sobre as metodologias ativas de ensino utilizadas em graduações das ciências da saúde no Brasil. MÉTODO: Constitui-se em uma revisão narrativa de literatura nas bases Portal CAPES, BVS e Google Scholar. As metodologias ativas contribuem positivamente para a consolidação do paradigma critico-reflexivo, visto que se centram na figura do aluno. RESULTADOS: E no presente estudo, foi identificado que nos 14 cursos das ciências da saúde no Brasil há a utilização de metodologias ativas, sendo relatadas 15 metodologias ativas diferentes, aplicadas a estes cursos. Ou seja, o conhecimento referente as metodologias ativas tem sido replicados. CONCLUSÃO: Demarca-se que as diferentes metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação desempenham um papel de destaque na mudança do paradigma do ensino universitário, sendo imprescindíveis para tal. Por fim, novas pesquisas são necessárias a fim de aprimorar o conhecimento científico sobre metodologias ativas como parte do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.