Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL V (2020)

Tamanho da fonte: 
Esquema Corporal
Camila Baffa, Cristina Toledo

Última alteração: 2020-12-09

Resumo


 

 

 

 

RELATÓRIO ESQUEMA CORPORAL

Texto:

Relatório de estágio supervisionado básico do(a) acadêmico(a) de psicologia Isadora Queiroz de Melo, discente do 8º período sob supervisão do (a) Professor(a) Cristina Toledo. Este relatório abrange o período de 18 de agosto de 2020 a 30 de novembro de 2020, com carga horária total de 100 horas e ocorreu no formato remoto.

Objetivo do Estágio:

Construção de materiais didáticos para intervenções que contribuem para uma maior satisfação da autoestima.

Público-alvo:

Crianças a partir de 5 anos de idade.

Práticas, procedimentos e intervenções:

O trabalho tratado tem esquema corporal, que refere-se a  consciência que a criança tem do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio, sendo um elemento básico indispensável para formação da personalidade da criança. Diante disto, a primeira atividade foi baseada no método de assimilação com conceitos como embaixo, embaixo, acima, direita, esquerda. Segundo PIAGET (1964 como citado em Schimann. J., Miranda G. N., Gomes. F.V & Zarth Fiori. L. E, 2020 p.2), quando uma criança anima os corpos exteriores inertes, ela materializa, em compensação, o pensamento e os fenômenos mentais.

Na segunda atividade foi desenvolvido o livro Divertidos Amigos com o objetivo de reconhecer as diferentes características de cada indivíduo e estimular a percepção e sentimento da criança, quanto a essas diferenças.

Na obra de RAPPAPORT (1981 como citada em Schimann. J. et al,2020 p.7) ele reforça que o período pré-operacional, acontece entre dois a sete anos. É chamado assim porque a criança carrega significações do período anterior, tendo conceitos iniciais confusos, mas em constante construção de ideias lógicas.

Competências e habilidades: Este estágio representou um grande desafio, por ser sido em método remoto. Além de nos habituarmos com este método novo, aprendemos novas habilidades com aplicativos e meios online para produzir nosso material. Foi possível identificar a percepção da imagem corporal em diferentes crianças e criar atividades com o objetivo de trabalhar as noções e dimensões do próprio corpo.

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas usadas como suporte:

 

Schimann. J., Miranda G. N., Gomes. F.V & Zarth Fiori. L. E.,(2020). Fases de Desenvolvimento Humano Segundo Jean Piaget. VI Congresso Nacional Educação, 2-7. Recuperado em 30/11/2020, http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:0lfU7JWhURYJ:scholar.google.com/&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&scioq=fases+do+desenvolvimento+piaget.